Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AILA MAÍARA SANTOS NASCIMENTO
DATA: 29/09/2021
HORA: 09:00
LOCAL: LEM
TÍTULO: UMA CARACTERIZAÇÃO DAS FINALIDADES DOS MATERIAIS DIDATICOS PARA A CONSTITUIÇÃO DE SABERES PROFISSIONAIS DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA A PARTIR DE REVISTAS PEDAGOGICAS (1902-1958)
PALAVRAS-CHAVES: Materiais Didáticos. Saberes profissionais. Revistas Pedagógicas.
PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
RESUMO:
Neste trabalho é apresentado o resultado parcial de uma pesquisa que trata sobre finalidades dos materiais didáticos na constituição do saber profissional do professor que ensina matemática, no final do século XIX e primeira metade do século XX. E tem como intento caracterizar finalidades dos materiais didáticos na constituição do saber profissional do professor que ensina matemática a partir de revistas pedagógicas publicadas em marco cronológico de 1902 a 1958). Sendo assim, a princípio foi efetuado um exame de exemplares das seguintes revistas: Revista de Ensino, Revista de Educação Revista Escolar e Revista do professor. Foi utilizado Souza (2013) para um entendimento sobre materiais didáticos e Valente (2019) e Morais, Bertini e Valente (2021 para definição de categorias de análises como graduação e significados. A partir dos exames já foi possível identificar materiais didáticos utilizados de duas formas como material manipulável e como representação e constatar indicações de princípios de saberes matemáticos que exige um domínio de um saber para ensinar e um saber a ensinar. Além de identificar uma graduação nos exemplares das revistas a partir de materiais como: a Carta de Parker, tornos, bolinhas, palitos, laranjas, folha de papel, tabuada, torno mecânico para abordar conceitos relacionados aos números, as operações aritméticas e as frações.