Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA SEABRA FELIX

DISCENTE: FERNANDA SEABRA FELIX
DATA: 29/09/2021
LOCAL: Plataforma MEET on line
TÍTULO: VIOLÊNCIA NO ESPAÇO ESCOLAR: REFLEXÕES ACERCA DAS ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO APLICADAS NAS AULAS DA DISCIPLINA PROJETO DE VIDA
PALAVRAS-CHAVES: Educação. BNCC. Valores. Cultura de respeito.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral

Atualmente é percebido o quanto se tem falado sobre educação, principalmente no quediz respeito às novas demandas que vão surgindo perante as contínuas inovaçõestecnológicas pelas quais a sociedade está sendo submetida. Diante dessas perspectivas,surge a necessidade de mudanças de comportamento em prol do desenvolvimento dehabilidades que promovam nesses indivíduos a capacidade de se tornarem adaptáveis,flexíveis, independentes e com responsabilidades para exercerem seus papéis nasociedade em que estão inseridos. Por conseguinte, busca-se no processo de ensino-aprendizagem, estratégias que possibilitem tais mudanças comportamentais e queassociadas ao processo de ensino-aprendizagem alcancem objetivos comuns, dentre osquais, desenvolvimento de atitudes e valores onde no contexto atual, são essenciais paraa formação de cidadãos críticos e participativos com ampliação de seus conhecimentospara sua compreensão de mundo tornando-se elementos de mudanças significativas.Para tal, a nossa Base Nacional Curricular Comum (BNCC,2018), propõe um conjuntode competências a serem desenvolvidas nos estudantes de todo o país, dentre estas, oProjeto de vida, tendo como objetivo central fazer com que os alunos sejam capazes detomadas de decisões com base em valores e princípios trabalhados no espaço escolar.No tocante aos desafios que se impõem perante os caminhos para prevenção daviolência escolar, (Charlot, 2002 e Sposito, 2012) corroboram com o mesmopressuposto de que a instituição escola deve apresentar uma ressignificação em seupapel, ou seja, possibilitar em seu interior práticas pedagógicas que propiciem novasperspectivas aos que estão inseridos nela, de modo a atribuir significados positivosdurante o desenvolvimento das crianças e adolescentes, onde “se torna raro encontraralunos violentos entre os que acham sentido e prazer na escola [...]” (CHARLOT, 2002,p.442). Então, observa-se que para o desenvolvimento e êxito da disciplina Projeto deVida, como estratégia de promoção à cultura de respeito e prevenção de violências, acomunidade escolar em conjunto com a família, exerçam um papel significante, pois sãoelementos cruciais do ambiente e necessários para construção dos valores quepromovem as atitudes de respeito tanto para si próprio quanto para os que o cercam.Desse modo, a presente pesquisa tem como objetivo, promover uma reflexão acerca daviolência escolar numa perspectiva de refletir sobre estratégias de prevenção/redução,desenvolvidas pelos docentes que ministram a disciplina Projeto de Vida, nas escolas deensino médio integral do Estado de Sergipe. Todavia, para que os objetivos sejamalcançados, a pesquisa contará com um Review, onde trará um mapeamento dasproduções científicas no Brasil, por meio de uma pesquisa bibliográfica sistemáticasobre o que se tem produzido a respeito das práticas aplicadas no espaço escolar, emrecorte temporal entre 2016-2020 numa perspectiva de expor não só a relevância doestudo, mas também revelar possíveis atualizações ou lacunas sobre o campoinvestigado, além de um levantamento das estratégias desenvolvidas nas aulas deProjeto de Vida, que visam prevenções de violências, por meio de uma entrevistasemiestruturada, contando com a participação de professores da disciplina. Para otratamento dos dados, será aplicada a análise textual discursiva (ATD), proposta porMoraes e Galiazzi 2016, em que segundo os autores, inserida no movimento da pesquisaqualitativa tem como pretensão, interpretar fenômenos investigados a partir de umarigorosa e criteriosa análise das informações obtidas.

Presidente - 2926781 - YZILA LIZIANE FARIAS MAIA DE ARAUJO
Interno - 472.701.795-49 - ADJANE DA COSTA TOURINHO E SILVA
Externo à Instituição - MARCIA FURLAN DE ALMEIDA SOARES

Notícia cadastrada em: 24/08/2021 09:21