Banca de QUALIFICAÇÃO: MATHEUS MATUCELI DOS SANTOS

DISCENTE: MATHEUS MATUCELI DOS SANTOS
DATA: 20/09/2021
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: A Influência da Argumentação Justificativa na Articulação dos Saberes Docentes Para a Construção da Identidade do Professor de Matemática em Sergipe
PALAVRAS-CHAVES: Argumentação; Identidade Docente: Ensino de Matemática.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: Filosofia da Educação

Durante toda nossa vida escolar, especialmente em matemática, fomos moldados com a cultura da repetição e memorização. Sendo assim, em nosso percurso estudantil, a lógica da resolução de problemas em matemática ocorreu pela reprodução fiel dos passos seguidos pelo professor. Agregadas à tal realidade, temos como preponderantes as dificuldades dos professores de matemática em operacionalizar sua prática com os três tipos de saberes docentes, priorizando sempre pela utilização daquele que sempre esteve imbricado em sua formação. A partir desse processo, podem se configurar alguns obstáculos dentro dos processos de ensino e de aprendizagem da matemática. Concordamos que essa cultura pedagógica, além de contribuir com um distanciamento entre a realidade do aluno e a sala de aula, impõe uma visão positivista da matemática, visto que, desconsiderar o saber da experiência é acreditar que todos os alunos são iguais, oriundos do mesmo meio e que a forma de ensino e de aprendizagem são iguais para todos. Além disso, ir contra os saberes profissionais, é negar o ser professor, não demonstrando interesse em construir uma identidade docente que condiz com sua verdadeira prática. Neste contexto, nosso objetivo com o presente estudo é identificar indícios da contribuição da argumentação justificativa para a apropriação e articulação de saberes docentes e para a construção da identidade do professor de matemática em Sergipe. A fundamentação teórica em relação às categorias de argumentação, segue o entendimento de vários autores, como Monteiro e Santos (2013), Toulmin (2006), Duval (1993), Carmo e Carvalho (2012) e, especialmente, Balacheff (1988), Sales (2011) e Attie (2016) que, a partir dos tipos de demonstração apontados, conceituam duas categorias de argumentação presentes no processo de ensino de matemática. Inicialmente, aparece o conceito de argumentação explicativa, que tenta convencer o aluno ao mostrar “como” se resolvem os problemas e questões da matemática. Em seguida, apresentam a argumentação justificativa, que não apenas mostra “como” se faz, mas também, e principalmente, “porque” se faz daquela maneira. O entendimento de saberes docentes e identidade docente é explorado à luz da teoria de Pimenta (1997). Segundo a autora, o professor dispõe de 3 tipos de saberes: os saberes científicos, os saberes da experiência e os saberes pedagógicos. Os saberes da experiência são aqueles adquiridos a partir da experimentação, vivência e convívio social, os saberes científicos são aqueles adquiridos geralmente na academia, enquanto conteúdo específico de cada área e os saberes pedagógicos são aqueles construídos na sala de aula nas interações entre professor e aluno. Metodologicamente, nosso trabalho será desenvolvido em algumas etapas, uma delas essencialmente bibliográfica, uma etapa experimental, de caráter qualitativo por meio de uma abordagem exploratória, na qual por meio da criação de uma Oficina de Matemática, buscaremos tecer elementos que permitam a identificação inicial da categoria de argumentação e dos saberes docentes, bem como elementos que compõem a identidade profissional dos participantes. Posteriormente, de forma remota, realizaremos outra Oficina, de argumentação justificativa, na qual serão abordados conteúdos dos níveis de Ensino Fundamental e Médio, sob uma perspectiva que os fundamenta. Logo após, pretendemos verificar se houve alguma mudança de posicionamento dos docentes, quanto às categorias de argumentação, aos saberes docentes e se a mobilização destes elementos interferiu na constituição da sua identidade profissional.

Presidente - 1708198 - JOAO PAULO ATTIE
Interno - 1629742 - EDSON JOSE WARTHA
Externo ao Programa - 1528716 - MARTA ELID AMORIM MATEUS

Notícia cadastrada em: 23/08/2021 15:35