Banca de QUALIFICAÇÃO: ADELMA TALLINE SILVA

DISCENTE: ADELMA TALLINE SILVA
DATA: 28/09/2021
LOCAL: Virtual
TÍTULO: Casos investigativos como uma ferramenta didática para a mobilização de capacidades do Pensamento Crítico no ensino de química: uma análise sob a perspectiva do Design Research
PALAVRAS-CHAVES: Casos Investigativos; Pensamento Crítico; Design Research
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

O Ensino de Ciências na educação básica é defendido como promotor da literacia científica e a escola é o canal de mediação da construção do conhecimento científico e desenvolvimento do Pensamento Crítico (PC). Diversas pesquisas vêm sendo realizadas na busca e seleção de estratégias de ensino que sejam potencialmente favoráveis para o desenvolvimento do Pensamento Crítico. Nesta pesquisa objetiva-se investigar como os Casos Investigativos (CI) podem ser utilizados quanto um instrumento didático para mobilizar as capacidades do Pensamento Crítico em aulas de química na percepção de um grupo de professores em formação inicial. Por se configurar uma intervenção planejada e envolvimento do pesquisador em relação ao grupo envolvido no problema, com o objetivo de examinar os efeitos dessa intervenção essa pesquisa é do tipo pesquisa-ação com pilares da pesquisa qualitativa. Estruturada através do Design Research, pois este permite a projeção dessa pesquisa em etapas cíclicas buscando responder à questão de pesquisa de como os CI podem ser utilizados, como um material didático, capaz de mobilizar capacidade do PC em aulas de química? Desse modo, essa pesquisa apresenta dois casos investigativos com a temática “Rio São Francisco”. Que em conjunto com um grupo de professores em formação inicial, membros do Programa Apoio Pedagógico Licenciandos/as na Escola – PROLICE – Núcleo de Química – UFS, busca-se averiguar quais características um Caso Investigativos como o instrumento didático deve apresentar para que seja potencialmente mobilizador de capacidades de pensamento crítico nas aulas de química, enfatizando o processo de reflexão dos professores sobre a utilização de tais estratégias em suas aulas. A interpretação dos dados desse processo de validações acontece através da técnica Análise de Conteúdo, pois permite realizar inferências sobre a viabilidade e as reformulações do primeiro protótipo. Nesse sentido, a pesquisa tem como intuito promover uma discussão sobre Casos Investigativos e Pensamento Crítico, buscando analisar como os professores utilizariam estes CI prontos em suas aulas, seja estas aulas remotas ou presenciais; e fornecer durante as discussões fomentos para os próprios professores conheçam, analisem casos já prontos e elaborem este tipo de material durante as etapas de formação.

Presidente - 1655045 - ERIVANILDO LOPES DA SILVA
Interno - 1708198 - JOAO PAULO ATTIE
Externo à Instituição - BRUNO FERREIRA DOS SANTOS

Notícia cadastrada em: 23/08/2021 15:34