A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: FELIPE ARAGÃO FREIRE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FELIPE ARAGÃO FREIRE
DATA: 27/11/2020
HORA: 09:00
LOCAL: google meet
TÍTULO: PRÁTICAS EPISTÊMICAS E ARGUMENTAÇÃO EM UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA DE FÍSICA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Ciências. Práticas Epistêmicas. Argumentação. Dilatação Térmica
PÁGINAS: 110
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

Este trabalho apresenta discussões e resultados parciais de uma pesquisa de mestrado que tem por objetivo analisar os argumentos elaborados por alunos, ao longo de uma sequência de ensino investigativa de Física, considerando suas possíveis relações com as práticas e os movimentos epistêmicos instaurados. Tem como base estudos desenvolvidos por Gregory J. Kelly e colaboradores, os quais representam um programa empírico de epistemologia, em que se enfoca o que conta como conhecimento, raciocínio, justificação e representação em contextos de educação em ciências. Em tais estudos, as práticas epistêmicas são entendidas como formas socialmente organizadas e interativamente realizadas, pelas quais membros de um grupo propõem, comunicam, avaliam e legitimam reivindicações de conhecimento. A argumentação é entendida como uma prática epistêmica cujo desenvolvimento, associado ao de outras práticas epistêmicas, favorece o desenvolvimento da alfabetização científica dos alunos. Para desenvolvimento desta pesquisa, caracterizada como um estudo de caso, foi utilizada uma abordagem qualitativa; no entanto, não se desconsiderou, na análise, investidas quantitativas, com o intuito de garantir um olhar mais amplo para os dados obtidos. Foram analisadas três aulas sequenciais da Sequência de Ensino Investigativa (SEI) aplicada para um grupo de alunos da 2ª série do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe. A SEI desenvolvida foi inspirada no Ciclo Investigativo proposto por Pedaste et al. (2015) e objetivou proporcionar oportunidades para que os alunos elaborassem explicações e argumentos com base em evidências sobre o processo de dilatação térmica dos sólidos. Os encontros, realizados dentro de uma plataforma virtual por meio de videoconferências, foram gravados em vídeo e posteriormente passaram por um processo de transcrição. Além desses dados, foi possível a coleta de dados decorrentes do material instrucional, por meio de questionários aplicados e dos comentários participativos realizados pelos alunos no chat da plataforma virtual. Para análise dos argumentos orais e escritos dos alunos, utilizamos o Padrão do Argumento de Toulmin (TAP). Resultados preliminares apontam que a discussão fomentada pelo professor foi fundamental para o engajamento e desenvolvimento de argumentos mais estruturados e complexos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 472.701.795-49 - ADJANE DA COSTA TOURINHO E SILVA
Interno - 2448855 - TIAGO NERY RIBEIRO
Externo à Instituição - BRUNO FERREIRA DOS SANTOS

Notícia cadastrada em: 16/11/2020 09:43
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua3.bigua3 v3.5.16 -r19110-7eaa891a10