Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNA CRISTINA NUNES PINTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRUNA CRISTINA NUNES PINTO
DATA: 30/10/2020
LOCAL: meet.google.com/acesso_remoto
TÍTULO: CONSTRUINDO UM ESPECTRO DA SALA DE AULA DE CIÊNCIAS
PALAVRAS-CHAVES: Ondas Semânticas; Teoria do Código de Legitimação; Interações Dialógicas
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

O presente estudo buscou analisar o discurso presente nas interações em sala de aula de uma turma de 7° ano do Ensino Fundamental, em que ocorreu a aplicação de Rodas de Conversas orientadas pela metodologia FA²IA. Para coleta dos dados foram utilizados recurso de captação de áudio e vídeo. Com o intuito de promover a construção de ondas semânticas, a análise dos dados se deu por meio da utilização de níveis semânticos, são eles: Densidade Semântica e Gravidade Semântica, ambos derivados da Teoria do Código de Legitimação. Como resultado foi identificado que as Rodas de Conversa de modo como foram estruturadas e desenvolvidas não permitiram a construção de ondas semânticas, tanto em relação a gravidade como em relação a densidade mesmo apresentando fortes interações dialógicas entre os estudantes e entre os estudantes e a professora.

Presidente - 1629742 - EDSON JOSE WARTHA
Interno - 1641977 - MARCIO ANDREI GUIMARAES
Externo à Instituição - BRUNO FERREIRA DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 19/10/2020 15:57