Banca de DEFESA: ELKELANE DA SILVA PAIVA PIMENTA

DATA: 25/06/2020
LOCAL: online
TÍTULO: ESTUDO SOBRE INTERATIVIDADE NO CURSO DE MATEMÁTICA DA UAB/UFS
PALAVRAS-CHAVES: Educação a Distância. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Interatividade.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) têm oportunizado à educação novas perspectivas e possibilidades de ensino, como o crescimento exponencial da Educação a Distância (EaD), impulsionado através da internet. Por meio desta modalidade educacional, muitos docentes são formados para inserção ou permanência na docência, fato relevante para perceber sua importância e impactos na educação presente e futura. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo investigar a interatividade no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) no curso de Matemática oferecido à distância pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) através da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Para fundamentar a pesquisa foram referenciados diversos autores como Belloni (2015), Castells (1999), Lévy (1999), Machado Júnior (2008), Mattar (2009), Silva (2012), Primo (2011), Vasconcelos (2017) dentre outros.

A pesquisa foi realizada no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma Moodle, do Centro de Educação Superior a Distância (CESAD) identificando questões de design, recursos disponíveis e potencialidades existentes neste ambiente. Também participaram os tutores que utilizavam o AVA no período da investigação. Os dados dessa pesquisa referente às entrevistas foram avaliados a luz da teoria da análise de conteúdo de Bardin (2011), assim como outros dados referentes ao próprio ambiente foram ponderados utilizando instrumento criado com base na pesquisa e alicerçado nas ideias dos autores já citados. Essa etapa da análise dos dados compara dois AVA utilizados no curso de Matemática e aponta para suas diferenças e semelhanças. Os resultados mostram pontos relevantes que podem ser usados como indicadores de mudanças e aperfeiçoamento, e também indica como ocorre a interatividade e qual seu potencial, dentro dos AVA utilizados, na formação de professores em Matemática. Logo, com os resultados dessa pesquisa busca-se propor uma reflexão sobre a importância da interatividade nos AVA e sua contribuição para a qualidade na educação.

Presidente - 3134383 - CARLOS ALBERTO DE VASCONCELOS
Interno - 1708198 - JOAO PAULO ATTIE
Externo ao Programa - 1575568 - JOSE MARIO ALELUIA OLIVEIRA
Externo à Instituição - ELISSANDRA SILVA SANTOS