Banca de DEFESA: SEBASTIANA ÉRICA CRUZ SANTANA

DISCENTE: SEBASTIANA ÉRICA CRUZ SANTANA
DATA: 28/02/2020
LOCAL: Mini-auditório do CCBS
TÍTULO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENFOQUE CTSA: UMA EXPERIÊNCIA COM LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: Formação Inicial; Ensino de Ciências e Biologia; Enfoque CTSA.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

A profissão docente é uma das carreiras construídas não somente durante o curso de graduação, mas também no decorrer da trajetória pessoal. O papel desse profissional na sociedade é de grande importância para os discentes compreender as transformações cientificas e tecnológicas que ocorrem constantemente. As iniciativas governamentais que visam o aprimoramento da formação docente no Brasil ainda são poucas, comparadas a outros países. A utilização do enfoque CTS(A) (Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente) no ensino de Ciências e Biologia pode contribuir para a formação de cidadãos críticos e aptos a tomarem decisões mais conscientes, considerando o contexto que estão inseridos. No entanto, diferentes fatores influenciam na sua implementação, sendo um desses a formação dos professores não contextualizada com as necessidades da sociedade. Dessa forma, é importante oportunizar, desde os cursos de licenciatura, discussões a respeito da abordagem CTS(A) para que os futuros docentes percebam a sua relevância e se sintam seguros para trabalhar os temas disciplinares nessa perspectiva. Portanto, o objetivo desse trabalho é analisar os efeitos e implicações da inserção do enfoque CTS(A) no aperfeiçoamento da formação docente de licenciandos em Ciências Biológicas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação, desenvolvida durante as aulas da disciplina “Instrumentação para o Ensino de Ciências e Biologia” (45 horas-aula), obrigatória no curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Sergipe. Foi possível identificar que, até o início das aulas desta disciplina, no 5º período curricular, os licenciandos ainda não conheciam a perspectiva CTS(A). Desse modo, foram ministradas quatro aulas para apresentar e debater esse tema, de modo a estimular os discentes ao desenvolvimento de atividades didáticas nessa perspectiva, na disciplina, a serem desenvolvidas com alunos do Colégio Aplicação da UFS. Em sequência, os licenciandos, organizada=os em oito grupos, foram orientados a desenvolver uma atividade por grupo, abordando diferentes temas sob o enfoque CTS(A), com turmas de ensino fundamental e médio. Após análise da atividade desenvolvida, evidenciou-se níveis diferentes de CTS(A), utilizando a classificação de Pedretti e Nazir, são seis as categorias: Design, Histórica, Raciocínio lógico, Valor centrado, Sociocultural e Socio-Ecojusta, dessas, somente três estiveram presente nas atividades produzidas. Ao final da disciplina, os licenciandos avaliaram como positiva sua experiência, para muitos a primeira a frente de uma turma, tendo a maioria deles (80%) considerado a abordagem CTS(A) de extrema importância para o Ensino de Ciências e Biologia. No entanto, 50% da classe afirmou que a sua implementação é possível apenas “parcialmente”, tendo sido atribuídas diferentes justificativas para essa afirmação, como a superlotação das salas de aulas, a falta de conhecimentos dos professores e o ensino tradicional como uma barreira a ser ultrapassada. Conclui-se que inserir abordagens mais críticas na formação inicial dos professores de ciências e biologia é tão necessária quanto no ensino básico. Embora existam dificuldades em sua implementação, é urgente iniciar ações nesse sentido, se almejamos uma sociedade mais consciente em relação à natureza da ciência e à sua influência na construção e dinâmica social.

Presidente - 843.959.827-00 - MYRNA FRIEDERICHS LANDIM DE SOUZA
Interno - 353.642.460-00 - CARMEN REGINA PARISOTTO GUIMARAES