Banca de QUALIFICAÇÃO: VERUSKA FERNANDA FERREIRA DE ALMEIDA

DISCENTE: VERUSKA FERNANDA FERREIRA DE ALMEIDA
DATA: 30/09/2019
LOCAL: Sala de Seminários – DMA/UFS
TÍTULO: COMPONENTES CURRICULARES RELACIONADOS AO ENSINO DE MATEMÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE: UM ESTUDO COM LICENCIADOS (AS) QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Formação inicial. Currículo. Anos iniciais do Ensino Fundamental. Docentes que ensinam Matemática.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem

O objetivo geral deste trabalho é analisar as implicações dos componentes curriculares relacionados ao ensino de matemática para a formação de professores(as) que ensinam matemática e atuam na Rede Municipal de Arapiraca-AL, os(as) quais sejam licenciados(as) a partir do ano 2000 pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). A fundamentação teórica baseia-se nos pressupostos de Curi (2000, 2005, 2010, 2014), Nacarato, Mengali e Passos (2009), Lorenzato (2006), Fiorentini et al (2002), Santos (2012), entre outros(as). Na tentativa de responder a questão de pesquisa: Quais as implicações dos componentes curriculares relacionados ao ensino de matemática para a formação de professores(as) licenciados(as) a partir do ano 2000 pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental na Rede Municipal de Arapiraca-AL, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: Identificar quais os componentes curriculares relacionados ao ensino de matemática, presentes nos Projetos Pedagógicos do Curso de Pedagogia da UNEAL e nos planos de ensino, a partir do ano 2000; estabelecer a relação dos componentes curriculares relativos à matemática com a formação inicial, sob a percepção dos(as) participantes da pesquisa e; apontar possíveis contribuições dos componentes curriculares relativos à matemática para ensinar a matemática os anos iniciais do Ensino Fundamental, por meio das percepções dos sujeitos da pesquisa. O universo da pesquisa constitui-se de duas escolas da Rede Municipal de Arapiraca-AL, nas quais foram escolhidos os sujeitos para investigação, limitando-se aos (às) professores(as) que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental nas duas escolas, lócus da pesquisa. Inicialmente, a coleta de dados foi realizada com um mapeamento de teses e dissertações, em âmbito local e nacional (BDTD) e de artigos dos três anais do ENEM (Encontro Nacional de Educação Matemática – 2010 - 2016), seguida de uma análise documental, preliminar, sobre componentes curriculares relacionados ao ensino de matemática, presentes nos Projetos Pedagógicos do Curso de Pedagogia da UNEAL e nos programas/planos de ensino da disciplina foco do estudo, a partir do ano 2000. Esse estudo tem caráter exploratório, quanto aos objetivos da pesquisa, sob abordagem de natureza qualitativa, conforme Bogdan e Biklen (1994). É uma pesquisa de campo realizada em duas escolas, que são identificadas como Escola A e Escola B, ambas com oferta nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Desse modo, pelo fato deste estudo ainda encontrar-se em desenvolvimento, realizou-se até o momento, aplicação de questionário, uma primeira análise do projeto pedagógico da instituição formadora (UNEAL) e de programas de ensino respectivos aos componentes em análise. Pretende-se ainda, realizar algumas entrevistas com sujeitos da pesquisa, conforme as respostas obtidas pela aplicação do questionário. Como resultados preliminares, identificou-se que há duas disciplinas que abordam conceitos matemáticos (Saberes e Práticas no Ensino da Matemática (80 horas) e Estatística Aplicada à Educação (60), ofertadas no 5º e 6º período, respetivamente. Embora a disciplina Saberes e Práticas no Ensino de Matemática tenha uma abrangência e carga horária maior, os dados iniciais da pesquisa apontam para a aproximação da hipótese de que as duas disciplinas são insuficientes para constituir uma base sólida formação docente. Os demais dados a serem analisados possibilitarão maior melhor compreensão do universo pesquisado.

Presidente - 1545817 - MARIA BATISTA LIMA
Interno - 2223284 - DENIZE DA SILVA SOUZA