Banca de QUALIFICAÇÃO: POLIANA PEREIRA DA SILVA

DISCENTE: POLIANA PEREIRA DA SILVA
DATA: 20/09/2019
LOCAL: Sala de Aula do PPGED
TÍTULO: A CULTURA DA CONVERGÊNCIA APLICADA AO ENSINO DA TABELA PERIÓDICA ENVOLVENDO UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
PALAVRAS-CHAVES: Cultura da convergência. Sequência didática. Ensino de Química. Tabela periódica. Smartphone.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem

A presente investigação trata de uma proposta pedagógica inovadora destinada aos professores de Ciências que desejam trabalhar o conteúdo da Tabela Periódica no 9º ano do ensino fundamental. Sob a perspectiva do pensamento convergente de Henry Jenkins (2009) – a saber: convergência midiática, cultura participativa e inteligência coletiva – utilizaremos o smatphone e as redes sociais como aliados ao longo do processo. Aplicaremos a pesquisa em uma escola da rede pública estadual de ensino localizada no município de Aracaju/SE. Com abordagem qualitativa e do tipo pesquisa-ação, o processo investigativo ocorrerá em três etapas: 1) Fase Exploratória; 2) Fase de Desenvolvimento da Sequência Didática e 3) Fase de Divulgação dos Resultados – conforme Minayo (2001) e Thiollent (1985). A primeira etapa consiste num diagnóstico realizado através do teste de sondagem (questionário semiestruturado com questões abertas e fechadas) aplicado aos sujeitos participantes. Para a execução da segunda etapa será desenvolvida uma sequência didática (SD), tendo como base os três momentos pedagógicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2009). Palestra interativa, concurso de imagens e produção de stop motion serão algumas das atividades propostas na SD, que terá como aplicação final a construção de uma Tabela Periódica Gigante. A terceira e última etapa da investigação será marcada pela culminância de todo o processo através de uma exposição cinematográfica dos produtos dos alunos para a comunidade local. Posteriormente, faremos uso de uma adaptação da análise de conteúdo proposta por Bardin (1977), criando categorias de análise que certamente serão relevantes para responder satisfatoriamente a questão central desta pesquisa: como o pensamento convergente pode (re)modelar o ensino da Tabela Periódica? Além dos autores citados, outros nos ajudarão a analisar e compreender essa temática de forma mais assertiva: Marie Marchand (1987), Marco Silva (2000), Pierre Lévy (1999), Vasconcelos (2016; 2017), Braga (2013), Manuel Castells (1999), dentre outros. Acreditamos que os frutos dessa investigação serão de extrema relevância para contribuir com o Ensino de Química considerando que visam atender a demanda atual da educação de formar cidadãos ativos na construção do conhecimento e alunos que exercem o protagonismo no processo ensino-aprendizagem.

Presidente - 3134383 - CARLOS ALBERTO DE VASCONCELOS
Interno - 472.701.795-49 - ADJANE DA COSTA TOURINHO E SILVA
Externo à Instituição - MARLENE RIOS MELO
Externo à Instituição - CARLONEY ALVES DE OLIVEIRA