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Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FERNANDA DOS SANTOS
DATA: 29/08/2019
HORA: 10:00
LOCAL: sala de Reuniões do PPGECIMA
TÍTULO: ARGUMENTAÇÃO EM UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA ENVOLVENDO QUÍMICA FORENSE
PALAVRAS-CHAVES: Argumentação; Ensino por Investigação; Práticas Epistêmicas
PÁGINAS: 102
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

O presente estudo foi elaborado com o objetivo de caracterizar as práticas epistêmicas e os tipos de argumentos produzidos por licenciandos em Química ao longo de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) envolvendo Química Forense. A Química Forense pode ser considerada no planejamento de estratégias de ensino que levam os alunos a argumentar, por se tratar de um tema que abriga em si um caráter de investigação. Além disso, tem o potencial de favorecer o trabalho com conceitos científicos aliados a debates em tornos de aspectos sociais. Quando trabalhada na formação inicial do professor de Química, possibilita ao futuro docente a vivência em situações argumentativas. Na elaboração da sequência didática, consideramos o fato de que as atividades investigativas vêm sendo objeto de estudo no Ensino de Ciências por propiciar meios para o surgimento de práticas epistêmicas, dentre elas a argumentação, além de auxiliar os estudantes na construção do conhecimento científico. Práticas epistêmicas podem ser definidas como atividades sociais envolvidas na produção, avaliação e comunicação do conhecimento; portanto, examinar as práticas epistêmicas, na perspectiva da pesquisa, presume direcionar o olhar para o discurso dos alunos quando envolvidos em atividades investigativas durante as aulas. Para este trabalho, utilizamos como dados os registros provenientes da aplicação de uma sequência de ensino investigativa cujo tema refere-se às “Contribuições da Química Forense na investigação de crimes com armas de fogo”. Os dados foram obtidos por meio de questionários e gravações em vídeo. O tratamento dos dados envolveu transcrições das informações obtidas por meio dos vídeos, fragmentando-as em episódios de interação, com o intuito de selecionarmos, para análise, aqueles que expressam a evolução das concepções dos alunos e da qualidade dos seus argumentos, bem como as práticas epistêmicas instauradas ao longo da SEI. Para análise da estrutura dos argumentos expressos durante as discussões e nos textos escritos, utilizamos, como ferramenta analítica, o Padrão Argumentativo de Toulmin (TAP). Para análise das práticas epistêmicas, utilizamos um sistema de categorias proposto por Jiménez-Aleixandre (2008), adaptadas e sintetizadas por Silva (2015). Os resultados oriundos da análise até o momento desenvolvida evidenciaram a presença de alguns elementos do layout de argumento proposto por Toulmin (2006), tais como dados, conclusão e garantia de inferência nos enunciados proferidos nas discussões dos alunos, bem como em seus textos escritos. Já na análise das práticas epistêmicas, constatamos apenas a presença de práticas inseridas na instância social de produção do conhecimento. Tais resultados direcionam a nossa atenção para ajustes na estrutura da SEI.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - : MICHELLE CAMARA PIZZATO
Presidente - 472.701.795-49 - ADJANE DA COSTA TOURINHO E SILVA
Interno - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA

Notícia cadastrada em: 14/08/2019 15:41
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