A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de DEFESA: JOSÉ AFFONSO TAVARES SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ AFFONSO TAVARES SILVA
DATA: 28/02/2019
HORA: 09:00
LOCAL: A confirmar
TÍTULO: A LUDOMATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE ESTUDANTES SURDOS(AS) NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
PALAVRAS-CHAVES: Educação Matemática Inclusiva; Educação de Surdos(as); Lúdico; Prática docente.
PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
RESUMO:

A pesquisa em destaque apresenta discussões em torno de três eixos – Ludicidade, Educação Matemática Inclusiva e Educação de Surdos. O seu objetivo geral consiste em analisar possíveis implicações do uso de atividades lúdicas no ensino de Matemática para estudantes surdos(as) inclusos(as) em turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual de Aracaju-SE. A disciplina Matemática, considerada uma das mais importantes para o desenvolvimento cognitivo e social do sujeito, ainda requer mudanças significativas em seu ensino, principalmente com a inclusão de estudantes surdos(as) no contexto da sala de aula. Nessa conjuntura, partindo pelo viés da pesquisa de abordagem qualitativa, foi realizado um estudo de caso na escola estadual com maior quantitativo de surdos(as) inclusos(as) no estado de Sergipe. Os procedimentos realizados para coleta de dados foram: a) aplicação de questionário a três professoras que ensinam Matemática a estudantes surdos(as) dos anos iniciais do Ensino Fundamental, dessa escola; b) observação da prática docente de uma das turmas do 4º ano do Ensino Fundamental, participante desta investigação; c) entrevista com a docente da turma escolhida; d) proposta de atividades lúdicas para o ensino de Matemática a estudantes surdos(as). Os resultados indicam que o processo inclusivo ainda se encontra em passos vagarosos, necessitando de profissionais qualificados e materiais didático-pedagógicos adequados às singularidades discentes. No que concerne a LudoMatemática na educação de estudantes surdos(as) propicia aulas mais dinâmicas, convidativas e prazerosas; todavia, o planejamento e (re)conhecimento da língua desse sujeito, são fatores imprescindíveis a aprendizagem matemática.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1545817 - MARIA BATISTA LIMA
Interno - 1212624 - EDINÉIA TAVARES LOPES
Externo ao Programa - 2049228 - RITA DE CACIA SANTOS SOUZA
Externo à Instituição - RITA DE CASSIA PISTOIA MARIANI

Notícia cadastrada em: 14/02/2019 11:56
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua3.bigua3 v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf