Banca de DEFESA: ERICA COSTA ALVES

DATA: 24/01/2019
LOCAL: Sala 9, Bloco B do Departamento de Biologia
TÍTULO: TECNOLOGIA SOCIAL NA ESCOLA: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E USO DO FOGÃO SOLAR
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável. Merenda escolar. Tecnologias
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral

O objetivo deste trabalho foi analisar a promoção da “Tecnologia Social” na escola através da construção e uso de um fogão solar, favorecendo a sensibilização para práticas sustentáveis e divulgando o reaproveitamento de alimentos. O uso do fogão solar na escola, além de possibilitar metodologias para desenvolver conteúdos didáticos, revela uma forma como a “Tecnologia Social” pode ser utilizada. Inicialmente foi investigado a situação alimentar dos alunos e caraterísticas da merenda escolar em um colégio público do estado de Sergipe. Posteriormente foram desenvolvidas oficinas que possibilitavam a reflexão sobre alimentação saudável, reaproveitamento de alimentos e práticas sustentáveis com o uso do fogão solar através de produção de farinha da casca de ovo e da casca de banana. O uso do fogão solar possibilita o desenvolvimento sustentável, sua utilização reflete o trabalho com “Tecnologia Social”, além de promover, uma aproximação da teoria com a prática, ampliando os conhecimentos do aluno.

Interno - 1674029 - ALICE ALEXANDRE PAGAN
Externo ao Programa - 1048560 - ALINE LIMA DE OLIVEIRA NEPOMUCENO
Presidente - 2926781 - YZILA LIZIANE FARIAS MAIA DE ARAUJO

Notícia cadastrada em: 21/01/2019 10:38