Banca de DEFESA: JOSE ELYTON BATISTA DOS SANTOS

DISCENTE: JOSE ELYTON BATISTA DOS SANTOS
DATA: 13/12/2018
LOCAL: Miniauditório do Departamento de Ciências Sociais
TÍTULO: DO PÓ DE GIZ AOS BITS: CARTOGRAFANDO OS PROCESSOS DE ADESÃO E INSERÇÃO DO COMPUTADOR INTERATIVO NO ENSINO DE MATEMÁTICA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Matemática. Computador interativo. Modos de Subjetivação.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional

Os espaços escolares estão evidentemente marcados pela transição do mundo dos átomos aos bits. Enquanto este ciclo não se completa, atualmente vivencia-se em um universo bidimensional e as tecnologias seguem ressignificando gradativamente a prática pedagógica do professor. Tendo em vista as processualidades transformativas, este trabalho tem como objetivo geral investigar os processos de adesão e inserção do computador interativo com lousa digital no ensino de Matemática, em especial, da rede municipal de ensino de Coruripe-Alagoas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e delimitada no método cartográfico, pelo fato de estudar os fenômenos processuais e subjetivos que emergem nos diversos espaços sociais. A pesquisa realizou-se tendo como técnicas de coleta de dados as entrevistas semiestruturadas, o diário de campo, planos de aulas e observação participante. O aporte teórico-metodológico baseia-se principalmente em: Deleuze e Guattari (1995), Kastrup e Passos (2016), Brasil (2012, 2016, 2017c), Kalinke e Almouloud (2013), Bittar (2010), e Divieso (2017). Como cartógrafo/pesquisador os caminhos foram flexivelmente traçados e direcionaram-se aos protagonistas deste trabalho, ou seja, 3 técnicos e 6 professores de Matemática. Os resultados demonstram que o trabalho colaborativo entre professores, gestores e coordenadores são essenciais no êxito de ações, transformações e integração das tecnologias no âmbito escolar. Em relação ao ensino de Matemática, notou-se que o computador interativo está sendo inserido na sala de aula de forma limitada, não fazendo uso de todas as suas funcionalidades: computador, projetor e lousa digital interativa. Tal fato resulta somente no uso do computador e projetor. Os professores expressam que sua prática pedagógica está inserida em um mundo bidimensional, contudo a falta de formação direcionada especificamente ao professor ocasionou impasse como detectado. Também percebeu-se que os professores fazem uso de atividades dinâmicas, atrativas, com sons, imagens, vídeos, quizzes e games para estabelecerem entre si uma multiplicidade de modos de subjetivação.

Presidente - 3134383 - CARLOS ALBERTO DE VASCONCELOS
Interno - 2223284 - DENIZE DA SILVA SOUZA
Externo à Instituição - SADDO AG ALMOULOUD
Externo à Instituição - CARLONEY ALVES DE OLIVEIRA