Banca de DEFESA: MÁRCIO PONCIANO DOS SANTOS

DISCENTE: MÁRCIO PONCIANO DOS SANTOS
DATA: 13/03/2019
LOCAL: A definir
TÍTULO: EXPECTATIVAS NEUROCOGNITIVAS DA ATENÇÃO: um estudo sobre a habilitação do raciocínio axiomático para aprendizagem da Demonstração da Lei dos Senos
PALAVRAS-CHAVES: Demonstrações matemáticas. Trigonometria. Lei dos senos. Expectativas neuro cognitivas da atenção.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

Os estudos sobre trigonometria impulsionam discussões que fomentam pesquisas na área da Educação Matemática. Nessa perspectiva, ancorou-se na hipótese da existência de obstáculos no processo de construção da demonstração da lei dos senos. Assim, neste texto, são apresentados os resultados de uma investigação que teve por objetivo analisar as expectativas neurocognitivas atencionais disponíveis durante o processo de construção do raciocínio axiomático utilizado na demonstração da lei dos senos. A condução metodológica da pesquisa foi organizada por meio de protocolos de aprendizagem firmados nos pilares da engenharia didática clássica (análises preliminares, concepções e análise a priori, experimentação, análise a posteriori e validação), tendo Artigue (1988) como nome de destaque. Seguindo as fases dessa metodologia, foi desenvolvida uma análise histórica, epistemológica e do ensino habitual, para compreender o contexto e os obstáculos ao conhecimento sobre o objeto matemático em jogo. O arcabouço teórico firmou-se, nos conhecimentos sobre a história da matemática, especificamente, da lei dos senos, através da (re)visitação em Eves (2004), Euclides (2009) e Boyer (2012); na Teoria Antropológica do Didático de Chevallard (1993-1994, 2006a, 2006b, 2009a, 2009dab, 2011a, 2011b), em parceria com os conhecimentos da neurociência cognitiva, principalmente, nos estudos de Posner e Petersen (1990, 2012), Kandel et al. (1991), Lent (2002), Gazzaniga et al. (2006), Sternberg (2010), Cosenza e Guerra (2011) e Posner (2012), destacando o processo de captação, condução, codificação e consolidação da informação; dos níveis de demonstrações no ensino de matemática, respaldou-se em Balacheff (1984) e De Villiers (2001, 2002). A referida investigação, deu-se mediante a aplicação de uma sequência didática com alunos do curso de licenciatura em matemática no primeiro semestre de 2018, da referida universidade, intermediado pelo uso do ciclo trigonométrico móvel e protocolos de aprendizagens. Das investigações, aplicação e análise da sequência didática, concluiu-se que ao se trabalhar com a lei dos senos, faz-se necessário uma contextualização e uso de abordagens metodológicas e recursos didáticos que permitam despertar interesse pelo conteúdo estudado, propiciando aguçar o sistema atencional do aluno, consequentemente, maior atenção e foco com o que está sendo trabalhado.

Interno - 3134383 - CARLOS ALBERTO DE VASCONCELOS
Presidente - 574.597.205-00 - LAERTE SILVA DA FONSECA
Externo à Instituição - MARILENA BITTAR

Notícia cadastrada em: 28/11/2018 10:03