Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ WESLEY FERREIRA

DISCENTE: JOSÉ WESLEY FERREIRA
DATA: 29/08/2018
LOCAL: LABORATÓRI O DE ENSINO DE MATEMÁTICA/DMA
TÍTULO: O ENSINO DE CÁLCULO ESTEQUIOMÉTRICO NA FORMAÇÃO DOCENTE: UM ESTUDO SOBRE SINGULARIDADES E SUBJETIVIDADES DE LICENCIADOS EM QUÍMICA
PALAVRAS-CHAVES: Cálculo estequiométrico. Formação inicial. Singularidades. Subjetividades.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

Compreender o cálculo estequiométrico (estequiometria) tem sido mais um dos desafios que alunos do ensino médio enfrentam da disciplina de Química, devido fatores como, ausência de investimento teórico e metodológico por parte de alguns professores. Em preocupação com esta problemática, a ênfase desta pesquisa está na formação inicial em um dos cursos de Química Licenciatura da Universidade Federal de Sergipe (UFS), ao buscar analisar sobre qual o sentido dado por futuros licenciados em Química quanto ao ensino de cálculo estequiométrico em turmas do ensino médio. Esses licenciandos foram escolhidos como público alvo da pesquisa, especificamente aqueles que estejam cursando um dos estágios na licenciatura em Química do Campus São Cristóvão/UFS. A razão para esta escolha remete à tentativa de articular duas concepções teóricas: a Relação com o Saber de B. Charlot (2000, 2001, 2005 e 2013) visando identificar como as figuras do aprender a ensinar o Cálculo Estequiométrico são estabelecidas pelos sujeitos da pesquisa. Estilos de pensamento, por meio dos pressupostos de Fleck (2010) e outros pesquisadores dessa abordagem, no sentido de verificar como são os estilos de pensamento dos sujeitos pesquisados em relação ao ensino do Cálculo Estequiométrico. Para além desses objetivos, buscou-se também fazer uma análise documental da proposta do curso do qual os sujeitos fazem parte; referências curriculares (PCNEM; BNCC); livros didáticos de Química do ensino médio aprovados no PNLD 2018, como também, aulas sobre Cálculo Estequiométrico em vídeo do youtube, valendo-se da taxonomia de Bloom. Para os procedimentos metodológicos, iniciou-se a pesquisa com um levantamento bibliográfico sobre estudos que se aproximem ao tema; seguida da referida análise documental, aplicação de um questionário aos sujeitos e, caso seja necessário, será aplicada uma entrevista para esclarecer alguns pontos não evidentes nas respostas obtidas pelos questionários entregues. Em princípio, entende-se que os documentos analisados convergem ao um mesmo estilo de pensamento, comungando orientações para um ensino articulado ao cotidiano do aluno de ensino médio. Porém, quanto aos livros analisados e à estrutura curricular do referido curso de licenciatura, pode-se inferir que o ensino de Química e a formação inicial ainda apresentam uma perspectiva que distancia-se ao que atualmente é estabelecido sobre ensino contextualizado.

Presidente - 2223284 - DENIZE DA SILVA SOUZA
Interno - 1212624 - EDINÉIA TAVARES LOPES