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Banca de QUALIFICAÇÃO: ROBERTO CARLOS DELMAS DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROBERTO CARLOS DELMAS DA SILVA
DATA: 30/08/2018
HORA: 14:30
LOCAL: Sala do PPGECIMA
TÍTULO: DO REAL AO VIRTUAL: A REALIDADE AUMENTADA COMO INTERFACE NO ENSINO DOS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS PRISMAS
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologias da Informação e Comunicação. Realidade Aumentada. Ensino de Matemática. Sólidos Geométricos Prismas.
PÁGINAS: 110
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Permanente
RESUMO:

A experiência docente, como professor de Matemática, e estudos revelam certas dificuldades enfrentadas pelos alunos acerca dos conteúdos da geometria espacial. Ao se depararem com as formas tridimensionais (3D) desse tipo de geometria, geralmente representadas no formato bidimensional, na lousa ou nos livros didáticos, os discentes, por não terem uma percepção espacial bem acurada, não conseguem conjecturar características da forma geométrica visualizada. Como suporte ao professor na representação das figuras espaciais, assim como na visualização e interpretação por parte dos alunos, recursos computacionais são projetados e criados para amenizar ou sanar os obstáculos enfrentados. Dentre estes recursos, tem-se a Realidade Aumentada (RA), possibilitando aos professores e alunos a sobreposição de figuras geométricas virtuais em ambientes reais, todas no formato 3D. Desta feita, a presente pesquisa intitulada “Do real ao virtual: a realidade aumentada como interface no ensino dos sólidos geométricos prismas”, tem como objeto de estudo “a RA no ensino de sólidos geométricos”, e procurou responder à questão norteadora: Como a utilização das TIC, especificamente a Realidade Aumentada, contribui para a aprendizagem dos sólidos geométricos prismas?”. O objetivo geral desta pesquisa é compreender a utilização da Realidade Aumentada (RA) na aprendizagem dos sólidos geométricos prismas. Este estudo foi desenvolvido com discentes de uma turma do 2º ano do ensino médio de uma Instituição Pública, localizada em Aracaju-SE. Para alcançar o objetivo proposto, buscou-se: Desenvolver uma sequência didática com discentes do 2º ano do Ensino Médio; Aplicar software de Realidade Aumentada a partir de dispositivos móveis; Avaliar a aprendizagem em sólidos geométricos prismas com a Realidade Aumentada; Mensurar tecnicamente o aplicativo Geometry-AR. O referencial teórico tem como suporte os estudos de Belloni (2010), Biaconchini e Valente (2011), Vasconcelos (2017), Moran (2000; 2007), concernentes às TIC na educação; Borba (2013; 2015), Bairral (2009) e Lorenzato (2010), no que tange às TIC e recursos para o ensino de Matemática; Azuma (2001) e Tori (2010) sobre Realidade Aumentada; dentre outros. Também foi feito um mapeamento de trabalhos coadunados com a temática da pesquisa em repositórios digitais. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, com viés no estudo de caso. As técnicas para coleta de dados foram observação participante, aplicação de questionários e sequência didática. Para análise dos resultados, baseamo-nos em Bardin (2011). Os resultados parciais revelaram que: ainda são poucas as pesquisas que tratam da RA no ensino de matemática; um grande percentual de alunos do 2º ano do ensino médio nunca tinham estudado conceitos elementares de geometria espacial; atividades experimentais despertam um maior interesse nos discentes para o estudo da geometria; uma parte considerável dos alunos considerou relevante a utilização das TIC, particularmente da RA, por meio de aplicativos, na aprendizagem dos sólidos geométricos prismas, bem como no uso também em outras disciplinas do currículo escolar; o aplicativo de RA, por meio do teste de usabilidade, contribuiu com o que se propôs.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3134383 - CARLOS ALBERTO DE VASCONCELOS
Interno - 574.597.205-00 - LAERTE SILVA DA FONSECA
Externo à Instituição - ELISSANDRA SILVA SANTOS
Externo à Instituição - ROMERO TORI USP
Notícia cadastrada em: 15/08/2018 09:09
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