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Banca de QUALIFICAÇÃO: VANESSA MARIA SILVA MENEZES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VANESSA MARIA SILVA MENEZES
DATA: 30/08/2018
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de Reuniões do CCET
TÍTULO: PERFIL CONCEITUAL A RESPEITO DO CONCEITO DE ÁTOMO DE UM GRUPO DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
PALAVRAS-CHAVES: Perfil conceitual; Átomo; Educação de Jovens e Adultos.
PÁGINAS: 66
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Divulgação Científica
RESUMO:

O trabalho educacional a partir da vertente do perfil conceitual permite ao professor e ao aluno a possibilidade de conhecer e respeitar diferentes formas de ver o mundo. Segundo essa teoria, a forma como um indivíduo explica determinado fenômeno traz consigo características epistemológicas e ontológicas que justificam tal forma de pensar. No que diz respeito ao estudo do átomo, a abstração exigida para a sua compreensão e os modelos utilizados para representá-lo, são algumas das características que não são explicadas pelo senso comum, já que se trata de um conceito científico. O tema foi escolhido por ser um conhecimento fundamental ao estudo da Química, já que constitui a base para compreensão de basicamente todos os fenômenos a serem estudados por essa ciência. O presente trabalho se propôs a analisar os perfis conceituais a respeito do átomo num público específico, com características que o diferencia dos alunos do ensino regular: alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Esse grupo de pessoas com idade mais avançada, experiências de vida ricas, diversidade de situação social e inseridos no mundo do trabalho foi escolhido justamente por formar uma classe pouco favorecida por pesquisas na área e ter despertado o interesse da pesquisadora. Nosso objetivo foi analisar as zonas do perfil conceitual do átomo em que se encontram esses alunos segundo Mortimer (2006) antes e após uma intervenção pedagógica. Segundo o referencial utilizado, o perfil para tal conceito abrange diferentes zonas, que são as formas de explicar o conceito, chamadas de realista, substancialista e atomista. Para tanto, foram realizadas atividades escritas e ao final do processo, alguns alunos foram submetidos a entrevistas. Os resultados nos mostram uma transição nessas zonas que caminhou em direção à zona mais próxima da científica, considerando a existência de espaços vazios e a organização das partículas que compõem a matéria. Isso foi expresso em linguagem escrita, mas, sobretudo, em linguagem não-verbal, através da utilização de desenhos, e revela que apesar da resistência e/ou dificuldade em escrever por parte desses alunos, houve uma evolução de conceitos e que apresentaram-se de forma harmônica em meio as zonas em que eles se encontram.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1552042 - ALEXANDRA EPOGLOU
Interno - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
Presidente - 396753 - SAMISIA MARIA FERNANDES MACHADO
Interno - 1344550 - VELEIDA ANAHI DA SILVA

Notícia cadastrada em: 13/08/2018 09:32
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