Banca de QUALIFICAÇÃO: ALANNE DE JESUS CRUZ

DISCENTE: ALANNE DE JESUS CRUZ
DATA: 31/08/2018
LOCAL: Sala do PPGECIMA
TÍTULO: MECANISMOS ATENCIONAIS ESPERADOS NO PROCESSO APRENDIZAGEM DE ALUNOS SURDOS EM MATEMÁTICA: UMA INVESTIGAÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DO PNLD 2017
PALAVRAS-CHAVES: Livro didático. Neurociência Cognitiva. Relações Trigonométricas. Surdos.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

O desafio para ensinar alunos surdos é abordada em diferentes áreas, na matemática não é diferente, a busca em adaptar e conhecer sinais específicos da área em Libras, metodologias e instrumentos para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem se torna uma rotina pra quem ensina a surdos. Esta pesquisa objetiva identificar em livros didáticos de matemática do 9º ano do ensino fundamental no conteúdo relações trigonométricas no triângulo retângulo justificativas neurocientíficas atencionais que podem auxiliar na mediação do conhecimento em tela. A análise se dar mediante a associação dos conhecimentos teóricos da Teoria antropológica do Didático e da Neurociência Cognitiva. A pesquisa está firmada na evidenciação das duas primeiras fases da Engenharia Didática idealizada por Michèle Artigue (1996), que perpassam as análises preliminares, concepção e análise a priori. Para compreender esse cenário, desenvolveu-se uma análise histórica, epistemológica e do ensino habitual, buscando entendimentos do objeto em estudo e do público alvo da pesquisa. Amparado, também, em Chevallard (1999) com ênfase ao uso dos objetos ostensivos e não ostensivos como ferramentas dos mecanismos que conduzem à aprendizagem do aluno surdo. Por meio dessa teoria, será investigada as abordagens que os livros didáticos de Matemática da Educação Básica, aprovados no Programa Nacional do Livro Didático de 2017, a respeito das abordagens apresentadas sobre a relações trigonométricas. As principais bases teóricas desta investigação estarão estruturadas na institucionalização conceitual de três áreas do conhecimento: Neurociência Cognitiva (Kandel, 1991; Gazzaniga, 2006; Lent, 2002; Cosenza e Gerra, 2011) Ensino de matemática para alunos surdos (Viana,2014; Nogueira,2013).

Presidente - 574.597.205-00 - LAERTE SILVA DA FONSECA
Interno - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
Externo à Instituição - CAMILA MOURA FERREIRA VORKAPIC

Notícia cadastrada em: 31/07/2018 08:34