Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE ELYTON BATISTA DOS SANTOS

DISCENTE: JOSE ELYTON BATISTA DOS SANTOS
DATA: 10/08/2018
LOCAL: Sala do PPGED
TÍTULO: DO PÓ DE GIZ AOS BITS: CARTOGRAFANDO AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Matemática. Relações subjetivas. Computador interativo

Esta dissertação tem como objeto de estudo as relações subjetivas existentes entre o computador interativo/professor/aluno no ensino de Matemática. No entanto, este trabalho não se limita somente as ações desenvolvidas em sala de aula, mas volta-se para a compreensão dos processos que fizeram parte até a integração do computador interativo a sala de aula, em particular, dos professores que ensinam Matemática nos anos finais do ensino fundamental na rede municipal de Coruripe-Alagoas. Nesse âmbito, tem como objetivo geral investigar as concepções dos docentes quanto à inserção de tecnologias nas aulas de Matemática, em especial o uso do computador interativo com lousa digital e como desdobramentos, os objetivos específicos: compreender a sistemática de adesão e inserção do computador interativo com lousa digital na rede municipal de Coruripe-AL por meio do programa Proinfo Integrado; conhecer como foi recebido pelos professores de Matemática o computador interativo com lousa digital e as relações subjetivas existentes nas aulas entre aluno/professor/tecnologia; identificar a assiduidade da utilização do quadro-negro e do computador interativo nos conteúdos matemáticos. Este estudo ancorou-se principalmente nas contribuições de Negroponte (1995), Bittar (2010), Borba (2015), Brasil (2012, 2016, 2017) e, Santos e Vasconcelos (2018). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, delimitada no método cartográfico que tem como aporte teórico Deleuze e Guattari (1995), Guattari (1992) e, Kastrup e Passos (2016). Esta investigação realizou-se tendo como referência a entrevista, o diário de campo e os planos de aula dos professores de Matemática. A narrativa cartográfica foi o dispositivo utilizado para organização das informações de forma a compreender os fatos almejados pelos objetivos e ao mesmo tempo desenvolver os debates e reflexões sob um olhar caleidoscópio. Deste modo, os resultados evidenciam que o trabalho colaborativo entre professores, gestores e coordenadores são essenciais no êxito de ações, transformações e integração das tecnologias no âmbito escolar. Em relação ao ensino de Matemática, notou-se que o computador interativo é mais utilizado para reconstruir os conhecimentos que fazem parte da geometria, além disso, atrai os alunos permitindo uma maior interação entre os pares.

Presidente - 3134383 - CARLOS ALBERTO DE VASCONCELOS
Interno - 2223284 - DENIZE DA SILVA SOUZA
Externo à Instituição - CARLONEY ALVES DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - SADDO AG ALMOULOUD