Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAYARA TAVARES DE ALMEIDA
DATA: 15/06/2018
HORA: 14:00
LOCAL: PPGECIMA
TÍTULO: Argumentação e raciocínio moral em discussões sociocientíficas na formação de professores de ciências: o exemplo da eutanásia
PALAVRAS-CHAVES: Argumentação, Desenvolvimento Moral, Questões Sociocientíficas, Eutanásia
PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:
Neste trabalho, procurei desvelar as maneiras como licenciandos de Ciências Biológicas se posicionam e argumentam em relação à eutanásia. Esta se caracteriza como uma Questão Sociocientífica (QSC) na medida em que há uma interface entre ciência e sociedade no que tange os posicionamentos a respeito do fim da vida e o direito à morte. Além disso, a tomada de decisão, no contexto da prática da eutanásia, envolve o raciocínio moral que é uma das principais características de uma QSC. Os licenciandos que colaboraram com esta pesquisa participaram de grupos focais para a constituição de dados que foram analisados segundo o layout do argumento de Toulmin e a teoria de desenvolvimento moral de Lawrence Kohlberg.