Banca de DEFESA: HENRIQUE CARDOSO SILVA

DISCENTE: HENRIQUE CARDOSO SILVA
DATA: 27/03/2018
LOCAL: Mini-auditório do CCET
TÍTULO: EDUCAÇÃO CIENTÍFICA EM FOCO - CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DA BAHIA QUE ATUAM NO PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA
PALAVRAS-CHAVES: Concepções de Professores, Educação Científica, Programa Ciência na Escola
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem

O presente estudo objetiva compreender as concepções de professores que compõe o quadro de efetivos do Magistério Público do Estado da Bahia e desenvolvem atividades de iniciação científica júnior, junto às escolas estaduais baianas participantes do Programa Ciência na Escola no município de Catu- BA, acerca da educação científica e suas dimensões voltadas para o ensino de ciências. A pesquisa consiste em um estudo de caso, de caráter qualitativo, fazendo uso da metodologia de coleta de dados adaptada, baseada na proposta de Hewson e Hewson (1988) denominada CTSI – Conception of Teaching Science Interview, através de entrevista semiestruturada. A análise de dados se deu por meio da Técnica de Análise Textual Discursiva (MORAES, 2003; MORAES; GALIAZZI, 2005). Como resultados, observou-se que as compreensões foram construídas através de dez categorias emergentes: “A pesquisa como alicerce para a (re)construção do conhecimento”, “O questionamento reconstrutivo como fomento a atuação cidadã”, “A atividade de orientação enquanto atitude propulsora da atuação discente crítica”, “O professor enquanto agende de mobilização de jovens pesquisadores”, “O protagonismo como impulsor do posicionamento epistêmico dos estudantes”, “A tomada de decisões como atitude de criticidade e reflexão”, “A educação científica enquanto uma modalidade inovadora capaz de (re)significar a atuação docente e discente”, “A Educação Científica como estratégia de fomento à postura epistêmica do estudante”, “A educação científica e sua contribuição para a função social do ensino de ciência numa perspectiva cidadã” e “A educação científica como “óculos” para a superação do distanciamento entre o ensino de ciências e a cotidianidade”. Estas categorias indicam aderência aos principais teóricos que discutem a Educação Científica, não apresentando assim deformações significativas que comprometam a visão sobre esta modalidade de educação.

Interno - 1629742 - EDSON JOSE WARTHA
Externo ao Programa - 2177093 - MARIA NEIDE SOBRAL
Presidente - 396753 - SAMISIA MARIA FERNANDES MACHADO

Notícia cadastrada em: 13/03/2018 09:43