Notícias

Banca de DEFESA: JENNYFER ALVES ROCHA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JENNYFER ALVES ROCHA
DATA: 28/03/2018
HORA: 09:00
LOCAL: Anfiteatro do Colégio de Aplicação
TÍTULO: A COMPREENSÃO DA NATUREZA DA CIÊNCIA A PARTIR DO EPISÓDIO DA DESCOBERTA DA RADIOATIVIDADE: CONTRIBUIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM.
PALAVRAS-CHAVES: História da Ciência, Natureza da Ciência, Sequência de Ensino-aprendizagem, Ensino de Radioatividade
PÁGINAS: 190
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

Esta pesquisa teve por objetivo analisar o desenvolvimento de uma Sequência de Ensino-Aprendizagem elaborada na perspectiva da História e Filosofia da Ciência, verificando as suas contribuições para a percepção dos alunos sobre a Natureza da Ciência e elaboração conceitual em torno do tema radioatividade. A pesquisa foi desenvolvida com 26 alunos do 2º ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação, localizado no município de São Cristóvão, em Sergipe. Ela apresenta uma abordagem qualitativa e partiu da hipótese de que uma Sequência de Ensino-Aprendizagem construída a partir de uma Abordagem Contextual pode contribuir para a compreensão dos alunos acerca da Natureza da Ciência. Os dados foram coletados através de questionários e gravações em vídeo. Os dados obtidos por meio dos questionários foram submetidos a uma Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2006). Os dados oriundos das gravações em vídeos foram mapeados originando episódios da sala de aula, de acordo com a metodologia apresentada em Mortimer et al. (2007) e em Silva (2008). As sequências discursivas que compõem os episódios e as respostas apresentadas aos questionários foram caracterizadas considerando-se categorias emergentes que revelam a compreensão dos alunos acerca de aspectos relativos à Natureza da Ciência e aos conceitos envolvidos no tema radioatividade. A análise das interações desenvolvidas ao longo da SEA, bem como dos dados oriundos dos questionários, foram fundamentais para evidenciar a variedade de sentidos atribuídos pelos alunos aos termos descoberta, método científico e ciência. O investimento da professora/pesquisadora em fomentar as discussões em sala de aula, bem como as ferramentas mediadoras por ela empregadas favoreceram o avanço das concepções dos alunos rumo à ruptura de estereótipos sobre a Natureza da Ciência. Assim, percebeu-se que, em paralelo ao avanço conceitual relativo ao tema radioatividade, a SEA contribuiu positivamente para desestabilizar as concepções empirista, linear, neutra e masculina de ciência, possibilitando a percepção desta como resultado de uma comunidade de prática histórico e socialmente situada.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1039338 - ADJANE DA COSTA TOURINHO E SILVA
Interno - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
Externo à Instituição - HELENADJA SANTOS MOTA
Notícia cadastrada em: 01/03/2018 10:07
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2021 - UFRN - fragata3.fragata3 v3.5.16 -r15440-bf36319aa9