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Banca de QUALIFICAÇÃO: AGNES GARDÊNIA PASSOS BISPO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AGNES GARDÊNIA PASSOS BISPO
DATA: 05/03/2018
HORA: 16:00
LOCAL: Sala de Estudos do PPGECIMA
TÍTULO: CONTEXTUALIZAÇÃO EM UMA COLEÇÃO DE LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA
PALAVRAS-CHAVES: Educação Escolar Quilombola, DCNEEQ, DCNERER, Livro Didático, contextualização.
PÁGINAS: 115
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
RESUMO:

O presente estudo parte dos questionamentos a respeito de como ocorre o ensino nas escolas localizadas em territórios quilombolas sergipanos e, mais especificamente, como é trabalhada a contextualização no ensino de Ciências da Natureza. As orientações colocadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola (DCNEEQ) e nas Diretrizes curriculares nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais (DNERER) apontam a necessidade de se trabalhar temas que respeitem as especificidades dos alunos. Essas orientações levam ao questionamento sobre os materiais didáticos utilizados nas aulas de Ciências e como a contextualização está ou não presente nesses materiais. Dessa forma, essa investigação de mestrado tem como foco a contextualização no livro didático utilizado em uma escola localizada em território quilombola. Para isso, tem-se como objetivo geral deste estudo: compreender as aproximações e os distanciamentos identificados entre a proposta de contextualização de uma coleção de Livro Didático de Ciências da Natureza nos anos finais do Ensino Fundamental, utilizada em uma escola localizada em território quilombola sergipano, e o exposto nas DCNEEQ. A abordagem metodológica defendida neste estudo tem embasamento na pesquisa qualitativa de acordo com Bogdan e Biklen (1994). Através das leituras e análises sobre o enfoque CTS, a contextualização de Paulo Freire e as proposições das DCNEEQ, elaboramos um quadro que apresenta cinco categorias de análise, quais sejam: relevância dos temas, abrangências dos temas, surgimento dos temas, disciplinas e/ou conhecimentos envolvidas/os e relação tema e conteúdo. Os resultados da pesquisa em relação às análises dos livros estão em andamento. Foram realizados dois mapeamentos das publicações. O primeiro sobre a perspectiva da Educação Escolar Quilombola na Biblioteca digital – BDTD, no scielo e na ANPED. O segundo sobre a contextualização no ensino de Ciências da Natureza. No levantamento sobre a perspectiva da Educação Escolar Quilombola foram identificadas somente três dissertações. Uma aborda um projeto sobre a qualidade da água em uma comunidade quilombola. As outras duas analisar as imagens de pessoas negras nos livros de Ciências da Natureza. Sobre a contextualização no ensino de Ciências da Natureza localizamos 11 artigos. Constatamos um leque de informações sobre a contextualização no ensino, como: a contextualização nas políticas curriculares, contribuições freirianas para a contextualização, contextualização na experimentação, concepções de professores sobre a contextualização, contextualização nos livros didáticos e perfil das questões do Enem.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1212624 - EDINÉIA TAVARES LOPES
Interno - 1674029 - ALICE ALEXANDRE PAGAN
Externo ao Programa - 1698052 - MARIZETE LUCINI
Notícia cadastrada em: 22/02/2018 08:42
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