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Banca de DEFESA: JANAYNA BISPO SANTANA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JANAYNA BISPO SANTANA
DATA: 26/02/2018
HORA: 14:00
LOCAL: Laboratório de Ensino de Matemática
TÍTULO: MEDIDAS: uma caracterização das finalidades para o ensino primário em revistas pedagógicas brasileiras (1890-1928)
PALAVRAS-CHAVES: Medidas. Método intuitivo de Calkins. Revistas Pedagógicas.
PÁGINAS: 106
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Este trabalho é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo caracterizar as finalidades das medidas no ensino primário em exemplares de revistas pedagógicas brasileiras no período de 1890 a 1928. A partir de um mapeamento de pesquisas – que tratavam de alguma forma sobre medidas para o ensino primário – foi identificado que os autores indicavam o método intuitivo a partir da obra as Primeiras Lições de Coisas, de autoria de Calkins (1886/1950). Por essa razão, a opção foi tomar os princípios, postos no manual de Calkins (1886/1950), como lente para o exame de exemplares de revistas pedagógicas. Para as finalidades, reais e de objetivo, foi tomado o entendimento de Chervel (1990) e para apropriação foi adotado Chartier (2003). Por meio do exame feito nas revistas pedagógicas brasileiras localizadas no repositório digital da UFSC, foi identificado que de novecentos e dezesseis (916) exemplares, duzentos e dezessete (217) apresentavam orientações sobre as medidas para o ensino primário. Mas, para atingir o objetivo proposto foram examinados vinte e dois (22) artigos que apresentavam referência explicita ao método intuitivo de Calkins (1886/1950) – seja a partir do nome do autor ou dos termos lições de coisas e noções de coisas – e treze (13) implícitos a partir do uso de ao menos três dos princípios postos na obra Primeiras Lições de Coisas de Calkins (1886/1950). Como resultados, pode-se ressaltar que foi possível caracterizar as finalidades das medidas de três modos: para desenvolver os princípios da comparação e os sentidos do tato e visão através das relações entre o tamanho e o peso de objetos. Dessa forma, as medidas eram parte do método intuitivo proposto para o ensino primário, de modo a formar o sujeito, não estando ligados somente a saberes matemáticos; para a conformação do sistema métrico, sendo o ensino proposto a partir de usos implícitos de princípios do método intuitivo de Calkins (1886/1950) que envolviam: observação de objetos colocados à frente do aluno ou pela imaginação; percepção das semelhanças e diferenças entre as coisas; formação de sentenças associado ao juízo, modelo de aula baseado em questionamento; associação de saberes matemáticos com objetos do cotidiano; como parte do processo do método intuitivo para o desenvolvimento da construção do sistema métrico. Sendo orientadas a partir da medição pela vista sem uma unidade de medida definida e em seguida a verificação com a medição métrica.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1546518 - IVANETE BATISTA DOS SANTOS
Interno - 574.597.205-00 - LAERTE SILVA DA FONSECA
Externo à Instituição - MARIA CÉLIA LEME DA SILVA
Notícia cadastrada em: 05/02/2018 16:19
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