Banca de QUALIFICAÇÃO: HENRIQUE CARDOSO SILVA

DISCENTE: HENRIQUE CARDOSO SILVA
DATA: 29/09/2017
LOCAL: Sala de Reunião do NPGECIMA
TÍTULO: EDUCAÇÃO CIENTÍFICA EM FOCO - CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DA BAHIA QUE ATUAM NO PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA
PALAVRAS-CHAVES: Concepções de Professores, Educação Científica, Programa Ciência na Escola
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem

O presente estudo contempla uma abordagem investigativa no âmbito da Educação Científica acerca da concepção de professores que compõe o quadro de efetivos do Magistério Público do Estado da Bahia e desenvolvem atividades de investigação junto as escolas estaduais baianas participantes do Programa Ciência na Escola no município de Catu- BA. A pesquisa consiste em um estudo de caso, de caráter qualitativo, fazendo uso da metodologia de coleta de dados adaptada, baseada na proposta por Hewson e Hewson (1988) denominada CTSI – Conception of Teaching Science Interview, que corresponde a uma entrevista semiestruturada voltada para análise de concepções de professores de ciências, também foram utilizadas a técnica e Observação. A análise de dados se deu por meio da Técnica de Análise Textual Discursiva (MORAES, 2003; MORAES e GALIAZZI, 2005). Como resultados preliminares, percebeu-se a relevância em abordar as concepções docentes, tanto as adequadas quanto as inadequadas, visto que estas podem surgir como obstáculo epistemológico para a formação de indivíduos. Vislumbra-se que este estudo possa contribuir para o campo teórico em questão.

Presidente - 396753 - SAMISIA MARIA FERNANDES MACHADO
Interno - 1629742 - EDSON JOSE WARTHA
Externo ao Programa - 2177093 - MARIA NEIDE SOBRAL

Notícia cadastrada em: 19/09/2017 14:09