Banca de QUALIFICAÇÃO: CRISTIANO MARINHO DA SILVA

DISCENTE: CRISTIANO MARINHO DA SILVA
DATA: 29/09/2017
LOCAL: Sala de Estudos do NPGECIMA
TÍTULO: UMA APRECIAÇÃO DA PLATAFORMA DE APRENDIZAGEM KHAN ACADEMY POR LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – CAMPUS ARAPIRACA
PALAVRAS-CHAVES: Khan Academy; Situações de Fracasso Escolar; Apreciação; Aprendizagem Significativa
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

A Matemática é uma das disciplinas de maior “peso” no currículo escolar, carrega a fama de “bicho-de-sete-cabeças”. Sobre ela dissemina-se a ideia de que poucos são capazes de dominá-la. Essa rotulação da Matemática, disseminada de geração em geração em todo o mundo, contribui com o baixo desempenho de alunos nos índices de avaliações e medição da qualidade de educação do país. Dentro desse contexto, muitas situações de fracasso escolar são vivenciadas e os porquês dessas situações são muitas vezes desconsiderados. Além disso, a superação dessas situações muitas vezes acaba sendo negligenciada. O caso de Nádia não foi negligenciado por seu primo, Salman Khan. Do interesse pela superação da situação de fracasso escolar de sua prima, Khan criou “a maior sala de aula do mundo” e com ela prometeu reinventar a educação. O presente trabalho tem por finalidade investigar junto a uma turma de licenciandos em matemática o grau de eficácia da plataforma para “preencher” as lacunas na aprendizagem de matemática acumuladas ao longo da vida estudantil. Aos sujeitos da pesquisa foi incumbida a responsabilidade de apresentar e participar de seminários temáticos, responder questionários, fazer relatos, cumprir missão na plataforma K.A., criar questionários e aplicar aos seus pares, bem como escrever artigo. Todas as atividades realizadas pelos sujeitos forneceram dados que serão analisados em função da apreciação da plataforma Khan Academy. As abordagens teóricas, bem como os resultados e discussões serão embasadas, basicamente, por estudos ligados a Relação com o Saber (Charlot), Aprendizagem Significativa (Ausubel; Moreira) e conteúdo do livro Um mundo, uma escola: a educação reinventada (KHAN). Uma análise prévia de alguns dados bem como por conversações junto aos sujeitos participantes, nos permitem apontar que praticamente todos os participantes (diretos e indiretos) vivenciaram situações de fracasso escolar tanto na educação básica quanto no ensino superior; os dizeres dos discentes em suas considerações sobre a plataforma Khan Academy apontam concepções que corroboram entre si, denotando uma apreciação favorável à eficácia da plataforma, muitas vezes construindo implicações do uso da plataforma em aprendizagem significativa e prevenção e superação de situações de fracasso escolar.

Externo à Instituição - CARLONEY ALVES DE OLIVEIRA
Interno - 3134383 - CARLOS ALBERTO DE VASCONCELOS
Presidente - 1344550 - VELEIDA ANAHI DA SILVA

Notícia cadastrada em: 15/09/2017 20:56