Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JUCILENE SANTANA SANTOS
DATA: 28/09/2017
HORA: 19:00
LOCAL: Anfiteatro do Colégio de Aplicação
TÍTULO: SEQUÊNCIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM TORNO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS A LUZ DAS INTERAÇÕES DISCURSIVAS E DO ENGAJAMENTO DOS ALUNOS
PALAVRAS-CHAVES: Sequência de ensino-aprendizagem de Quimica; História em quadrinhos; Interações discursivas; Engajamento disciplinar produtivo
PÁGINAS: 107
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:
A presente pesquisa busca analisar os tipos de interações discursivas e o engajamento dos alunos apresentados ao longo de uma sequência de ensino-aprendizagem (SEA) de química, planejada em torno de uma HQ interativa. A SEA será aplicada em uma turma da primeira série do Ensino Médio do Colégio Aplicação (CODAP) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Os dados escritos, bem como as aulas registradas em vídeo, serão submetidos à análise por meio de categorias da ferramenta analítica proposta por Mortimer e Scott (2003) e por Antônia Candela (1999). Focalizaremos, na análise, os padrões de interação e o engajamento dos alunos nas atividades propostas, considerando-os como elementos fundamentais do processo de ensino-aprendizagem, de acordo com uma perspectiva sociocultural de educação.
A pesquisa justifica-se considerando-se a importância de investimentos na compreensão do potencial de recursos didáticos no ensino de ciências que favoreçam as interações que se desenvolvem no plano social da sala de aula.