Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDENILZA MENDONÇA DE SANTANA
DATA: 12/08/2017
HORA: 14:30
LOCAL: Mini-auditório CCET
TÍTULO: Relação entre as capacidades de pensamento crítico e o desempenho dos estudantes de química no Brasil
PALAVRAS-CHAVES: testes de desempenho, pensamento crítico, estudantes de química
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:
Nesta pesquisa buscou-se avaliar o desempenho dos estudantes ingressantes e concluintes dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Química do Brasil no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) na perspectiva de identificar se os cursos de formação superior em Química proporcionam o desenvolvimento de capacidades de pensamento crítico. O estudo é embasado em uma pesquisa documental, desenvolvida por meio do método misto, a partir da estratégia de triangulação concomitante. Os dados principais usados nesta análise são as questões de conhecimento geral do ENADe e os microdados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP). Até o momento foram coletados dados das questões de formação geral do ENADE de 2014 e 2011. Os resultados preliminares indicam que os alunos dos cursos de bacharelado apresentam desempenho superior aos alunos dos cursos de licenciatura (tanto ingressantes quanto concluintes) no que se refere as questões discursivas e objetivas e que para questões que demandam capacidades de pensamento crítico de ordem superior os concluintes apresentam desempenho um pouco acima dos ingressantes.