Banca de DEFESA: GLÁUCIA DIAS SANTOS

DISCENTE: GLÁUCIA DIAS SANTOS
DATA: 23/03/2017
LOCAL: NPGECIMA
TÍTULO: A AÇÃO DOCENTE DO TUTOR A DISTÂNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO CESAD/UFS
PALAVRAS-CHAVES: Educação a Distância; Tutoria em Matemática; Docência; CESAD/UFS
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional

Este estudo teve como objetivo analisar como se dá a ação docente dos tutores à distância do Curso de Licenciatura em Matemática do CESAD/UFS. Como objetivos específicos, a pesquisa buscou compreender como o tutor auxilia os alunos na aquisição do conhecimento específico, sem faze a exposição de aulas no processo de ensino, bem como a participação do tutor no processo de avaliação da aprendizagem dos estudantes e por fim, compreender a participação do tutor nas atividades, enquanto mediadores e facilitadores da aprendizagem. Para a coleta de dados foi adotado o uso de questionário com 12 questões abertas relacionadas à questão central da pesquisa. A análise e interpretação dos dados foram baseadas na proposta de Bardin (1977 e 2011), denominada Análise de Conteúdo. As questões foram organizadas como categorias, que são classificadas pela autora como rubricas ou classes. Essas reúnem um grupo de elementos sob um título genérico, que são agrupados em razão dos caracteres comuns dos elementos. A partir da análise dos dados, foi possível observar que embora os tutores desempenhem papeis tão importante na EaD e que suas funções são semelhantes ás funções de professores do ensino convencional, ainda existe na visão de alguns tutores pesquisados, a indefinição de suas funções enquanto docentes, pois para alguns a tutoria não é docência e sim uma orientação para auxiliar o aluno no entendimento dos conteúdos estudados, além disso foi possível observar também que a prática docente destes tutores não é exercida conforme estabelecido pelo programa e esperado por eles. Os tutores apontaram que o principal motivo por não exercerem a docência da forma que é estabelecida pelo CESAD/UFS é a falta de interesse dos alunos que não os procuram para que eles possam exercer plenamente suas funções no curso em questão, com isso suas ações enquanto docentes acabam sendo desvalorizadas.

Externo ao Programa - 1097582 - ANNE ALILMA SILVA SOUZA FERRETE
Presidente - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
Interno - 1546518 - IVANETE BATISTA DOS SANTOS

Notícia cadastrada em: 08/03/2017 18:50