Notícias

Banca de DEFESA: FLAVIO OIAMARE DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FLAVIO OIAMARE DA SILVA
DATA: 20/02/2017
HORA: 09:00
LOCAL: A definir
TÍTULO: ESCOLAS INDÍGENAS: APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS E USO DE RECURSOS DIDÁTICOS
PALAVRAS-CHAVES: Educação indígena; contextualização para aprendizagem; procedimentos didáticos.
PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

No presente estudo busca-se analisar os conteúdos de ciências naturais propostos nas diretrizes curriculares da educação indígena, com a finalidade de diagnosticar conteúdos e possibilidades de recursos didáticos que facilitem aprendizagens significativas de sua clientela. Realizou-se uma pesquisa documental em site do Ministério da Educação, Leis, Decretos, Proposta Curricular Nacional, Diretrizes e normativas que tratam da questão indígena enquanto direito à educação escolar de qualidade para todos, independentemente da raiz cultural. Foram escolhidos esses documentos tendo em vista os aspectos legais e normativos que ancoram a educação indígena no Brasil. Considerou-se que tais documentos procuram reparar os danos decorridos da falta de oferta de educação formal para o povo indígena a construção de conhecimento que, na escola, se dá mediante o processo ensino-aprendizagem podendo ser realizada de uma forma diferente da tradicional. Saindo da rotina de aulas expositivas, os professores podem utilizar de várias atividades dinâmicas que sirvam de estímulo para os alunos indígenas induzindo a participarem mais efetivamente das aulas de ciências. Com isso levará os alunos a construção do conhecimento, do sentido, estabelecendo relações entre os saberes escolares a fim de alcançarem uma aprendizagem mais significativa.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1452920 - ANA MARIA FREITAS TEIXEIRA
Externo ao Programa - 2222763 - MARIA JOSE NASCIMENTO SOARES
Presidente - 1344550 - VELEIDA ANAHI DA SILVA
Notícia cadastrada em: 03/02/2017 08:18
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2021 - UFRN - fragata3.fragata3 v3.5.16 -r15368-99f189d34b