Banca de DEFESA: ROBSON FÁGNER RAMOS DE ARAÚJO

DISCENTE: ROBSON FÁGNER RAMOS DE ARAÚJO
DATA: 14/02/2017
LOCAL: Sala de Estudos do NPGECIMA
TÍTULO: ASPECTOS REPRESENTACIONAIS E TEXTUAIS NA ÁREA DE CIENCIAS DA NATUREZA: UM OLHAR SOBRE OS ITENS DO ENEM
PALAVRAS-CHAVES: Desempenho escolar; aspectos representacionais e textuais; Exame Nacional do Ensino Médio
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências

Esta pesquisa procura verificar se os aspectos representacionais e os aspectos textuais são determinantes no desempenho em questões do Exame Nacional do Ensino Médio na área Ciências Naturais que realizaram a prova nos anos de 2012, 2013 e 2014. Esta pesquisa é realizada por meio de análise estatística descritiva do desempenho em questões previamente selecionadas com o cruzamento dos dados destas questões com as variáveis do questionário socioeconômico. Os resultados indicam que tanto os aspectos representacionais como os aspectos textuais não se apresentam como fatores determinantes no desempenho escolar. Nas questões analisadas e no cruzamento com os dados sócioeconômicos o fator que mais se destaca estatisticamente como determinante do desempenho é o fator renda familiar.

Presidente - 1629742 - EDSON JOSE WARTHA
Interno - 1424267 - CELSO JOSE VIANA BARBOSA
Externo ao Programa - 2786515 - ULISSES VIEIRA GUIMARAES

Notícia cadastrada em: 17/01/2017 10:29