Banca de DEFESA: JAMISON LUIZ BARROS SANTOS

DISCENTE: JAMISON LUIZ BARROS SANTOS
DATA: 16/02/2017
LOCAL: NPGECIMA
TÍTULO: A TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS APLICADA A APRENDIZAGEM DAS NOÇÕES DE TRIGONOMETRIA SOB A ÓTICA DA ENGENHARIA DIDÁTICA
PALAVRAS-CHAVES: Inteligências Múltiplas, Trigonometria, Engenharia Didática.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

O presente estudo teve como intuito investigativo a aprendizagem matemática de 16 alunos do (9º ano) de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Gararu/SE, com o objetivo principal de analisar se as Inteligências Múltiplas identificadas por Howard Gardner, contribuem para mobilizar a aprendizagem das noções de trigonometria. Os argumentos teóricos discorre dos achados de Gardner (1983, 1995, 1998, 2010), focando suas contribuições para o ensino e aprendizagem através do desenvolvimento da Teoria das Inteligências Múltiplas e Fonseca (2002, 2010, 2012, 2015) em seus argumentos que contribuem para a Educação Matemática, em foco, a aprendizagem da Trigonometria. Com o objetivo de responder a inquietação que norteia este estudo de - como mobilizar a aprendizagem das noções de trigonometria (razões trigonométricas no triângulo retângulo – seno, cosseno e tangente) no 9º ano do Ensino Fundamental segundo a Teoria das Inteligências Múltiplas? – optou-se como metodologia de pesquisa a Engenharia Didática de Artigue (1983) fundamentada em um roteiro de atividades reflexivas, baseadas nas etapas de desenvolvimento desta metodologia (análises preliminares, concepções e análises a priori, implementação e experimentação e análises a posteriori e validação da experimentação. Os resultados parciais detectados neste estudo, pressupõem a permanência de ampliar a busca pela compreensão e abordagem dos conteúdos direcionados a aprendizagem das noções de Trigonometria. As etapas seguintes de desenvolvimento da Engenharia Didática proporcionarão a implementação e experimentação da sequência de atividades para o aprofundamento das informações resultantes.

Interno - 2223284 - DENIZE DA SILVA SOUZA
Presidente - 574.597.205-00 - LAERTE SILVA DA FONSECA
Externo à Instituição - SILVANIO DE ANDRADE

Notícia cadastrada em: 01/11/2016 15:49