Banca de DEFESA: JAIME RODRIGUES DA SILVA

DISCENTE: JAIME RODRIGUES DA SILVA
DATA: 16/03/2017
LOCAL: NPGECIMA
TÍTULO: O ARTESANATO COMO TEMA GERADOR PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DE UMA PERSPECTIVA FREIREANA
PALAVRAS-CHAVES: Artesanato; Contextualização; CTS; Interculturalidade; Ensino de Ciências.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

A problemática que envolve o ensino/aprendizagem de ciências/química, em algumas unidades escolares de ciclo básico brasileiras e que insistem em permanecer com o modo de ensino tradicional e tecnicista, com repetição e memorização de conteúdos, entre outros métodos, acaba por transformar professores em meras figuras aprisionadas a um livro didático, que nem sempre atende as demandas sociais necessárias a melhoria da qualidade de vida da comunidade. Neste contexto, confeccionar sequencias didáticas com o uso da Contextualização, da perspectiva curricular CTS e da Interculturalidade, torna-se fundamental para motivar os aprendizes a conhecer sua cultura, além de envolver os aspectos sociais, políticos e tecnológicos visando construir ao longo do tempo uma atitude cidadã. O objetivo geral dessa pesquisa é estudar as possibilidades e as limitações da inserção do artesanato como tema gerador para facilitar o aprendizado em ciências, em uma escola urbano-rural de educação básica no município de Penedo, no estado de Alagoas. Por se tratar de uma região onde os moradores ao longo do tempo se apropriaram de conhecimentos de diferentes povos, a questão da afirmação de identidades e das relações de poder entre as diversas culturas, com o questionamento dos preconceitos e discriminações, tornou o estudo relevante para a escola e a comunidade em geral. Para promover a reflexão desta nova perspectiva de trabalho, usamos como estratégias a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e o Estudo de Caso com a preocupação de relacionar as atividades de forma interdisciplinar. A função do professor, na nova proposta, será de articular o conhecimento/informação através de um tema gerador, mas que também se fundamenta em Vygotsky com as implicações da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) e de uma interpretação feita pela Abordagem Temática Freireana, que é tão necessária em função do contexto social desenhado na região.

Interno - 1545817 - MARIA BATISTA LIMA
Externo ao Programa - 3336357 - MARIA DE LARA PALMEIRA DE MACEDO ARGUELHO
Presidente - 1757010 - MARLENE RIOS MELO

Notícia cadastrada em: 01/11/2016 11:55