Banca de DEFESA: MARIA ELANE MENDONÇA SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA ELANE MENDONÇA SANTOS
DATA: 07/03/2017
LOCAL: A Definir
TÍTULO: Concepções sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade de futuros professores de ciências: um estudo exploratório sobre a concepção de ensinar ciência.
PALAVRAS-CHAVES: Concepções de alunos; relações CTS; questionário VOSTS.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química

O presente trabalho apresenta resultados iniciais de um projeto de pesquisa que investigou as concepções sobre a relação Ciência-Tecnologia-Sociedade de um grupo de alunos de graduação em ciências que participa de um projeto que integra ações de ensino nas escolas básicas do estado de Sergipe. Utilizou-se a abordagem qualitativa e, como coleta de dados, foi aplicado ao grupo pesquisado o questionário VOSTS (Views on Science-Technology-Society) versão abreviada, adaptada por Canavarro (2000). As respostas dos licenciandos foram analisadas de acordo com categorias descritas como realistas, plausíveis e ingênuas. Os resultados demonstraram que os alunos possuem muitas visões incompatíveis sobre as definições de Ciência e Tecnologia e suas relações, em relação ao que é proposto como concepções adequadas, tendo visões da Ciência mais procedimental e conteudista.

Presidente - 1655045 - ERIVANILDO LOPES DA SILVA
Interno - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
Externo à Instituição - MARIA EUNICE RIBEIRO MARCONDES
Notícia cadastrada em: 31/10/2016 16:37