Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCOS MENDONÇA LEMOS
DATA: 17/02/2017
HORA: 14:30
LOCAL: Mini-auditório CCET
TÍTULO: LIMITES E POSSIBILIDADES DAS ABORDAGENS INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
PALAVRAS-CHAVES: Abordagem investigativa; Ensino de Ciências; Concepções da natureza de ciências
PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências
RESUMO:
Este trabalho de pesquisa busca por meio de uma análise documental identificar os limites e possibilidades na implementação de atividades investigativas nas salas de aula de ciências. O corpus de análise desta pesquisa são os textos produzidos pelos pesquisadores na área de Ensino de Ciências em revistas indexadas no Scielo e Google Sholar usando como indexadores palavras chave relacionadas as abordagens investigativas. As ferramentas de análise foram o RQDA (Rstudio) e o Iramuteq que são softwares que auxiliam nas análises qualitativas. Os resultados apontam para limitações relacionadas a aspectos relacionados a formação de professores e concepções de ensino e como possibilidades a aspectos relacionados a uma maior criatividade dos estudantes e autonomia do trabalho docente.