Banca de QUALIFICAÇÃO: GRAZIANE GOMES DOS SANTOS

DISCENTE: GRAZIANE GOMES DOS SANTOS
DATA: 24/08/2016
LOCAL: Secretaria do NPGECIMA
TÍTULO: Sequência Didática no Ensino de Química: Transposição Didática, Experimentação e Problematização no Ensino sobre Polímeros
PALAVRAS-CHAVES: Sequência didática, Aprendizagem Significativa, Análise de Conteúdo, Polímeros.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

Este trabalho de pesquisa busca, por meio de uma sequência didática, identificar como ocorre a aprendizagem dos alunos sobre conceitos referentes ao conteúdo polímeros. Utilizou-se como referencial teórico a Teoria da Transposição Didática de Yves Chevallard e a Teoria da Aprendizagem significativa de David P. Ausubel. A metodologia de investigação se enquadra numa abordagem do tipo qualitativa, utilizando elementos da análise de conteúdo, fundamentada em atividades experimentais em sala de aula. Os alunos participantes da pesquisa formaram dois grupos: grupo 01, composto de alunos da terceira série do Ensino Médio da rede privada; e grupo 02, por alunos da terceira série do Ensino Médio da rede pública de ensino. A coleta de dados possibilitou avaliar inicialmente os conhecimentos prévios dos alunos sobre o conteúdo em questão. Em seguida, foram desenvolvidas as atividades da sequência didática e avaliada a análise de conteúdo dos alunos por meio das respostas das questões e do teste final. Espera-se que a SD possa contribuir para uma melhor assimilação do conteúdo Polímeros e, por conseguinte, para o processo de aprendizagem dos alunos e na formação de cidadãos mais críticos.

Presidente - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
Interno - 1629742 - EDSON JOSE WARTHA
Externo ao Programa - 2448855 - TIAGO NERY RIBEIRO

Notícia cadastrada em: 17/08/2016 21:45