A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: SHIRLEYDE DIAS DO NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SHIRLEYDE DIAS DO NASCIMENTO
DATA: 12/09/2016
HORA: 10:00
LOCAL: SALA DE ESTUDOS NO NPGCIMA
TÍTULO: UMA ANÁLISE DA INTEGRAÇÃO CURRICULAR NO IFS/CAMPUS ARACAJU: SUA CONSTITUIÇÃO E OS SEUS EFEITOS SOBRE A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA
PALAVRAS-CHAVES: Currículo Integrado. Interdisciplinaridade. Aprendizagem Matemática. Ensino Médio Integrado.
PÁGINAS: 153
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências
RESUMO:

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo analisar como se constitui a integração curricular e a aprendizagem matemática no âmbito dessa proposta. Para isso, o foco desta pesquisa se dará a partir do Curso Técnico de Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe – IFS/Campus Aracaju. A organização do Currículo Integrado se dá a partir do Decreto nº 5.154/2004. Nele, consolidou-se o compromisso na oferta de uma modalidade de ensino que integra o ensino médio e a educação profissional técnica de nível médio. Para que o objetivo central desta pesquisa seja alcançado, precisamos desdobrá-lo em objetivos específicos, ou seja: Avaliar a concepção de Currículo Integrado por parte dos docentes e discentes; Conhecer como se organiza o Currículo Integrado no campus Aracaju, examinando se o Projeto Pedagógico do Curso orienta no sentido da integração entre as diversas áreas do conhecimento e analisando se existe um planejamento direcionado para a efetivação dos pressupostos da integração; Identificar como os conteúdos matemáticos estão contemplados no Currículo Integrado; Identificar qual o sentido da aprendizagem matemática atribuído pelos discentes para a formação técnica de nível médio integrado ao ensino médio. Trata-se de uma pesquisa de campo de cunho qualitativo, que utiliza como instrumento de coleta e fonte de informação de dados: a pesquisa bibliográfica e a documental, apoiadas por entrevista semiestruturada aplicada aos docentes do curso de nível técnico integrado ao ensino médio em Eletrotécnica e aplicação da técnica do grupo focal com os discentes do último ano do referido curso.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 731.071.581-00 - BERNARD JEAN JACQUES CHARLOT
Interno - 2223284 - DENIZE DA SILVA SOUZA
Interno - 1344550 - VELEIDA ANAHI DA SILVA

Notícia cadastrada em: 10/08/2016 10:27
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua2.bigua2 v3.5.16 -r19110-7eaa891a10