Banca de QUALIFICAÇÃO: ROBSON FÁGNER RAMOS DE ARAÚJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROBSON FÁGNER RAMOS DE ARAÚJO
DATA: 11/08/2016
LOCAL: Secretaria do PPGECIMA
TÍTULO: ASPECTOS REPRESENTACIONAIS NAS QUESTÕES DE QUÍMICA DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS NO ENEM
PALAVRAS-CHAVES: Desempenho escolar; aspectos representacionais e textuais; Exame Nacional do Ensino Médio
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências

O presente estudo tem como objetivo identificar à correlação entre o desempenho dos estudantes nas questões de Química na prova de Ciências Naturais e suas Tecnologias, que se inserem nos aspectos representacionais, textuais, bem como a questão do gênero na avaliação do (ENEM) no ano de 2012 a 2015. A abordagem metodológica desenvolvida para a construção desta pesquisa está pautada em 6 etapas:i) Seleção das Questões de Ciências Naturais; ii) Categorização das Questões; iii) Filtrar e Limpar os Microdados; iv) Análise Estatística dos dados e v) Organização dos dados para a análise, que será utilizado o programa SPSS (Statistical Package for Social Sciencest). Os resultados preliminares indicam que não há diferenças significativas no desempenho das questões levando-se em consideração aspectos representacionais e/ou textuais no suporte das questões do ENEM.

Presidente - 1629742 - EDSON JOSE WARTHA
Externo ao Programa - 1520923 - SAMUEL DA CRUZ CANEVARI
Externo ao Programa - 2786515 - ULISSES VIEIRA GUIMARAES
Notícia cadastrada em: 21/07/2016 14:07