A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de DEFESA: AMANDA MARIA RABELO SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AMANDA MARIA RABELO SOUZA
DATA: 13/06/2016
HORA: 15:00
LOCAL: sala estudo PPGECIMA
TÍTULO: RELAÇÃO QUE OS DISCENTES DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA ESTABELECEM COM OS SABERES PEDAGÓGICOS OFERTADOS EM SUA FORMAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Saberes pedagógicos, disciplinas específicas, disciplinas pedagógicas, relação com o saberes
PÁGINAS: 115
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A presente dissertação é resultado de uma pesquisa qualitativa que teve o objetivo geral de investigar a relação que os discentes de um Curso de Licenciatura em Matemática estabelecem com os saberes pedagógicos ofertados em sua formação. Como pressupostos teóricos foram utilizados a noção de relação com o saber de Charlot e os saberes docentes de Pimenta e Tardif. Os sujeitos da pesquisa foram os discentes e coordenadores pedagógicos do curso supracitado. Os dados foram coletados pela Análise Documental, entrevistas e questionários. Como resultados da análise documental concluímos que as disciplinas de cunho de formação Básica discutem os saberes disciplinas e as disciplinas de Formação Complementar apresentam saberes pedagógicos, contudo, não atingem o estudo dos saberes pedagógicos voltada a formação do professor de Matemática. Depreendemos daí, uma possível lacuna na formação desses futuros docentes. Constatamos nas falas dos coordenadores que eles compreendem os saberes docentes-pedagógicos como aqueles que estão sendo trabalhados nas disciplinas de didática, avaliação e currículo práticas e outras, e por saberes docentes-conhecimento aqueles trabalhados nas disciplinas específicas. Para os discentes saberes pedagógicos são aqueles trabalhados em disciplinas como didática, psicologia da aprendizagem, avaliação e currículo e outras, e por saberes de conhecimento as disciplinas específicas do cálculo matemático. E a relação que é estabelecida entre esses saberes dar-se-á segundo suas interpretações dos saberes pedagógicos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1212624 - EDINÉIA TAVARES LOPES
Interno - 2223284 - DENIZE DA SILVA SOUZA
Externo à Instituição - RITA DE CASSIA PISTOIA MARIANI

Notícia cadastrada em: 29/05/2016 20:48
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua2.bigua2 v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf