Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WILMA FERNANDES ROCHA
DATA: 30/03/2016
HORA: 08:00
LOCAL: Laboratório de Ensino (DMA-UFS)
TÍTULO: SABERES ELEMENTARES ARITMÉTICOS NO ENSINO PRIMÁRIO EM SERGIPE (1890 a 1944)
PALAVRAS-CHAVES: Saberes Elementares Aritméticos. Programas do Ensino Primário de Sergipe. Manual de Calkins.
PÁGINAS: 113
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
RESUMO:
O presente trabalho apresenta os resultados de uma investigação que teve por objetivo analisar os saberes elementares aritméticos para o ensino primário em Sergipe nos documentos oficiais, no período de 1890 a 1944. Com vistas a atingir o objetivo proposto, foram localizados e examinados documentos como: Regulamentos da Instrução Pública primária, Programas de Ensino, Relatórios sobre Grupos Escolares, Mensagens de Presidentes do Estado e Manual de ensino. A contribuição teórica ocorreu a partir do uso de autores como Valente (2013), Bloch (2002) e Chartier (1990). O exame dos documentos foi norteada pela seguinte interrogação: de que forma os saberes elementares aritméticos se apresentavam e foram alterados ou não na transição de movimentos educacionais? De acordo com o exame, nos Regulamentos, é possível afirmar que a matéria/disciplina aritmética sofreu mudanças na nomenclatura, iniciou em 1890 com Aritmética e sistema métrico, no ano de 1915, denominava-se Aritmética até regra de três simples. E em 1944 passou a ser Matemática. Nos Programas, foram identificados e examinados saberes elementares aritméticos, que podem ser elencados da seguinte forma: números; operações aritméticas e problemas; frações e suas operações; divisibilidade; proporção; juros simples e medidas. Há referências a materiais como contadores mecânicos e as cartas de Parker e indicação para que fossem adotados os livros Aritmética Elementar de Antonio Trajano e de Ramon Roca. Como auxilio inicial ao professor foi recomendado, em Mensagens presidenciais e Relatórios sobre grupos escolares, o manual de Calkins (1886/1950) que foi examinado, afim de verificar os Princípios Fundamentais das Lições de Coisas e o que possivelmente poderia ter de aproximação com os saberes postos nos Programas de Ensino de Sergipe, visto que o método indicado era o intuitivo até a década de 1920, com indícios de mudança para o que preconizava os princípios da Escola Nova desde essa época e com maior ênfase após a década de 1930.