Notícias

Banca de DEFESA: ALEXANDRE MOTA MENEZES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALEXANDRE MOTA MENEZES
DATA: 04/03/2016
HORA: 14:00
LOCAL: Miniauditório da UFS Itabaiana
TÍTULO: Sequência de Ensino Aprendizagem no processo de formação continuada: contribuições e reflexões de professores em exercício.
PALAVRAS-CHAVES: Sequencia de Ensino Aprendizagem; Abordagem Temática; Experimentação Investigativa
PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
RESUMO:

Diante da busca pela melhoria do ensino de ciências, as discussões e reflexões na formação inicial e continuada de professores mostram-se fundamentais. Sendo assim, o presente trabalho busca apresentar elementos para discussão advinda de um projeto de pesquisa sobre as influências epistemológicas, pedagógicas e didáticas nas escolhas feitas por professores inseridos num processo de formação continuada, trabalhando com validação de uma Sequência de Ensino-aprendizagem (SEA). O material foi elaborado pelo pesquisador durante a graduação e validado. Na pós-graduação a SEA é então discutida, aplicada e reelaborada por professores do Ensino médio com o objetivo de compreender as escolhas feitas pelos professores durante esse processo. As discussões mostram que entre as dificuldades enfrentadas pelos professores a necessidade de trabalhar todo o conteúdo de forma sistemática, a relação professor-aluno e questões organizacionais e estruturais da escola são fatores determinantes nas escolhas feitas pelos professores em atividade. Essas dificuldades interferem na aplicação de materiais com Abordagem CTS e com Experimentação investigativa.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1655045 - ERIVANILDO LOPES DA SILVA
Interno - 1674029 - ACACIO ALEXANDRE PAGAN
Externo à Instituição - NEIDE MARIA MICHELLAN KIOURANIS
Notícia cadastrada em: 18/02/2016 18:49
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2021 - UFRN - bigua2.bigua2 v3.5.16 -r15440-bf36319aa9