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Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA CAMILA DE LIMA BRITO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA CAMILA DE LIMA BRITO
DATA: 15/03/2016
HORA: 15:00
LOCAL: SALA DE ESTUDOS NO NPGCIMA
TÍTULO: A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: OLHARES NA FORMAÇÃO DOCENTE EM ENSINO DE CIÊNCIAS/QUÍMICA
PALAVRAS-CHAVES: Educação das Relações Étnico-raciais. Química. Licenciatura. IV
PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Esta é uma investigação de mestrado que trata sobre as aproximações e distanciamentos identificados entre a formação docente (inicial e continuada), vivenciada por cinco mestrandas, e o ensino da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER). O trabalho tem como objetivo investigar as relações estabelecidas entre as trajetórias de vida de licenciadas em Química, de uma turma do mestrado em Ensino de Ciências e Matemática 2015, e a inserção da Educação nas Relações Étnico-Raciais em suas práticas pedagógicas. Os objetivos específicos são: a) Realizar uma reflexão acerca das orientações para a ERER e o ensino de Química; b) Identificar as relações entre a ERER e a formação docente inicial e com a formação continuada vivenciadas por elas; c) Investigar os limites e possibilidades da inserção da ERER em suas práticas pedagógicas no ensino de Química. Para tanto, a linha de pensamento tem sido orientada pela noção de cultura proposta por Geertz; aportes da Relação com o saber exposto por Charlot, o/a professor/a como agente cultural elencado por Candau; as reflexões de Chassot acerca do papel da ciência; e o papel constitutivo da linguagem colocado por Bakhtin. Além desses, destacamos as Orientações e Ações para a ERER. Este estudo tem como abordagem a pesquisa qualitativa, e como metodologia adotamos o relato autobiográfico. As coletas de dados foram realizadas por meio de questionário, análise documental e entrevistas. A análise dos dados está sendo realizada por meio do sistema on-line webQDA - um software de apoio à análise de dados qualitativos num ambiente colaborativo e distribuído. Os dados foram transferidos a este software e realizada as primeiras análises que dizem respeito à aproximação da pesquisadora com a temática, iniciada no período da graduação. Considerando as normas do programa na qual a pesquisa é realizada, optamos por realizar a qualificação e a defesa na Versão Simplificada. Conforme Artigo 2 da Instrução Normativa do programa essa versão deve apresentar como apêndices dois artigos científicos, de autoria do mestrando e coautoria do orientador, que estejam diretamente relacionados com o projeto de pesquisa desenvolvido neste Programa, aceitos ou publicados há menos de um ano da data do pedido de defesa de dissertação. No Artigo 3 dessa resolução, é estabelecido que a Versão Simplificada deve conter: capa; agradecimentos (opcional); resumos; listas de abreviaturas, siglas, figuras (quando apresentadas mais que três) e tabelas (quando apresentadas mais que três); sumário; apresentação (contextualização da pesquisa) e referências bibliográficas. Os artigos devem ser incluídos como apêndices. Desse modo, até o presente momento, elaboramos dois trabalhos para submissão em periódico científico. No primeiro, já submetido, apresentamos uma reflexão acerca das opiniões e visões das pesquisadoras/bolsistas sobre à cultura afro-brasileira, mais especificamente, das visões acerca de “nós” e dos “outros”. No segundo, realizamos uma reflexão acerca da inserção entre a Educação das Relações Étnico-raciais e formação docente ofertada nos cursos de Licenciaturas em Química e, em Física do Campus de Itabaiana. Nesse sentido, apresentamos os artigos elaborados e a continuidade das análises dos dados, com o intuito de contar com as contribuições no segundo artigo e, após as contribuições da Banca de Qualificação, elaborar outros artigos para submissão em periódicos da área.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ATTICO INACIO CHASSOT
Presidente - 1212624 - EDINÉIA TAVARES LOPES
Interno - 1545817 - MARIA BATISTA LIMA
Notícia cadastrada em: 17/02/2016 17:27
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