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Banca de DEFESA: SANNY SANTOS DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SANNY SANTOS DE SOUZA
DATA: 31/03/2016
HORA: 15:00
LOCAL: SALA 6 B DBI
TÍTULO: Uma avaliação externa inspirada no pluralismo epistemológico: um estudo sobre o tema Ser Humano e Saúde no estado de Sergipe
PALAVRAS-CHAVES: TESTE DE DESEMPENHO, PLURALISMO EPISTEMOLÓGICO, ENSINO DE CIÊNCIAS, SERGIPE.
PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Avaliação da Aprendizagem
RESUMO:

O ensino de ciências é marcado pela pluralidade conceitual e considerar esse aspecto é fundamental para a aprendizagem. Entretanto uma área que é pouco associada a essas perspectivas teóricas é da avaliação. A maioria dos exames verifica o conhecimento dos alunos através de um parâmetro, de uma resposta considerada correta. Faltam testes que considerem a diversidade de saberes, sua existência e influência para a aprendizagem. Objetiva-se construir e validar questões para um instrumento de avaliação do desempenho escolar para o ensino fundamental em Sergipe sobre o eixo “Ser Humano” e “Saúde” inspirado na diversidade epistemológica do conhecimento. Dentre as teorias desenvolvidas com base nessa perspectiva teórica, as concepções alternativas balizam o presente trabalho. O recurso em desenvolvimento compreende a formação em ciências naturais no ensino fundamental, portanto aplicado em uma amostra de alunos do 9º (nono) ano da rede pública estadual de Sergipe. Uma matriz de referência foi construída para nortear o instrumento. A matriz de referência construída aborda os conteúdos de Anatomia, Fisiologia, Doenças, Qualidade de Vida e Medidas Profiláticas. Os objetivos dos seus descritores foram elaborados segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais. O teste de desempenho elaborado a partir da matriz conta com dez questões, cada questão com quatro sentenças. O instrumento é inspirado na escala de Thurstone. As alternativas das perguntas oscilam entre o conhecimento escolar e o conhecimento comum, podem ocorrer questões nas quais todas as alternativas estão corretas, outras podem conter erros conceituais. As alternativas estão a diferentes distâncias do conhecimento científico. Os alunos responderam com a resposta que lhe parece mais correta, sendo possível assim, aferir qual conhecimento é manifestado na hora de resolver problemas. Se o conhecimento dos alunos está mais próximo do senso científico, ou se no seu di-a-dia o senso comum domina suas atividades. Para garantir sua fiabilidade o teste foi validado qualitativamente por juízes e aplicação comentada e quantitativamente por estatística descritiva no Software Package for Social Science (SPSS) 18.0.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1674029 - ACACIO ALEXANDRE PAGAN
Interno - 265070 - MYRNA FRIEDERICHS LANDIM DE SOUZA
Externo à Instituição - MAURÍCIO URBAN KLEINKE
Notícia cadastrada em: 10/01/2016 11:31
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