Banca de QUALIFICAÇÃO: SANNY SANTOS DE SOUZA

DISCENTE: SANNY SANTOS DE SOUZA
DATA: 27/07/2015
LOCAL: Sala 6 bloco B CCBS (laboratório de Ensino de Biologia)
TÍTULO: DESEMPENHO ESCOLAR SOBRE SER HUMANO E SAÚDE EM SERGIPE: UMA AVALIAÇÃO INSPIRADA NO MODELO DE PERFIS CONCEITUAIS
PALAVRAS-CHAVES: TESTE DE DESEMPENHO, PERFIL CONCEITUAL, THURSTONE, ENSINO DE CIÊNCIAS, SERGIPE.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Avaliação da Aprendizagem

O ensino de ciências é marcado pela pluralidade conceitual e considerar esse aspecto é fundamental para a aprendizagem. Entretanto uma área que é pouco associada a essas perspectivas teóricas é da avaliação. A maioria dos exames verifica o conhecimento dos alunos através de um parâmetro, de uma resposta considerada correta. Faltam testes que considerem a diversidade de saberes, sua existência e influência para a aprendizagem. Exames que deem “voz aos estudantes”, revelando interesses e posturas, que busquem qual conhecimento é utilizado no dia-a-dia. A partir dessas discussões e lacunas é que o presente trabalho se estruturou. Objetiva-se construir e validar questões para um instrumento de avaliação do desempenho escolar para o ensino fundamental em Sergipe sobre o eixo Ser Humano e Saúde inspirado na diversidade de perfis conceituais (MORTIMER, 1994). O recurso em desenvolvimento compreende a formação em ciências naturais no ensino fundamental, portanto aplicado em uma amostra de alunos do 9º (nono) ano da rede pública estadual de Sergipe. Uma matriz de referência foi construída para nortear o instrumento. A matriz de referência construída aborda os conteúdos de Anatomia, Fisiologia, Doenças, Qualidade de Vida e Medidas Profiláticas. Os objetivos dos seus descritores foram elaborados segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais. O teste de desempenho elaborado a partir da matriz conta com dez questões, cada questão com quatro sentenças. O instrumento é inspirado na escala de Thurstone, tal modelo parece o mais adequado a tecnologia que se pretende construir. Todas as alternativas das perguntas estão corretas, porém mais próximas ou distantes do senso científico Como os alunos responderão as perguntas com a resposta que lhe parece mais correta, pode-se aferir qual tipo de conhecimento os alunos internalizam, qual conhecimento é manifestado na hora de resolver problemas. Para garantir sua fiabilidade o teste foi validado qualitativamente por juízes e aplicação comentada. Atualmente o presente estudo encontra-se na fase de pré-teste do recurso. Serão ainda realizadas validações quantitativas por estatística descritiva.

Presidente - 1674029 - ACACIO ALEXANDRE PAGAN
Interno - 265070 - MYRNA FRIEDERICHS LANDIM DE SOUZA