Banca de DEFESA: EDJANE FARIAS MOREIRA

DISCENTE: EDJANE FARIAS MOREIRA
DATA: 06/08/2015
LOCAL: Secretaria do NPGECIMA
TÍTULO: Competências do Licenciado em Biologia para o Ensino de Ciências no 9º Ano do Ensino Fundamental
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de ciências, Ensino de física e química, formação de professores.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

Esta pesquisa tem como objeto de estudo a competência dos professores licenciados em Ciências Biológicas para lecionar a disciplina Ciências no nono ano do ensino fundamental, considerando que essa disciplina aborda as noções introdutórias de Física e Química. Diante da necessidade de compreender a competência dos professores de Biologia para lecionar tal disciplina e da substituição dos licenciados em Ciências Biológicas por professores licenciados em Química e Física em escolas particulares, propomos os seguintes objetivos específicos: delinear aspectos da competência dos professores licenciados em Ciências Biológicas para o ensino da disciplina Ciências no nono ano do ensino fundamental; analisar as estratégias utilizadas por tais professores no ensino da disciplina Ciências no nono ano do ensino fundamental; e, contextualizar a contratação de professores de Física e Química para lecionar a disciplina “Ciências” no ultimo ano do ensino fundamental. Para que tais objetivos fossem atingidos, adotou-se uma abordagem descritiva, delineando-se as características principais da amostra investigada, formada por 39 profissionais licenciados em Ciências Biológicas, que lecionam a disciplina Ciências no nono ano do ensino fundamental de escolas públicas e particulares sergipanos. Além disso, adotou-se abordagem qualitativa e quantitativa dos dados levantados através do questionário formado por 23 questões aplicado à amostra. Como resultado, observou-se que a maior parte dos 39 profissionais licenciados em Ciências Biológicas que lecionam no nono ano do ensino fundamental não se sente preparada para ensinar a disciplina Ciências, responsabilizando o curso Licenciatura de Ciências Biológicas por não complementar mais adequadamente matérias curriculares relacionadas ou práticas de ensino correspondentes. Contudo, entendemos que, em razão de experiência desses docentes com alunos do ensino fundamental, o profissional licenciado em Ciências Biológicas seria competente para lecionar tal disciplina, uma vez que o mesmo pode mobilizar recursos didáticos mais adequadamente para o ensino da disciplina Ciências no ensino fundamental, dado o que consta nos currículos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas.

Presidente - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
Interno - 2523631 - ELIANA MIDORI SUSSUCHI
Externo ao Programa - 1228671 - MARIA INEZ OLIVEIRA ARAUJO

Notícia cadastrada em: 29/07/2015 10:49