Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ILVANIR DA HORA SANTOS
DATA: 30/04/2015
HORA: 10:30
LOCAL: NPGCIMA
TÍTULO: O ALUNO SURDO E O ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: ALUNO SURDO. ENSINO DE MATEMÁTICA. INCLUSÃO. LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS.
PÁGINAS: 33
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
RESUMO:
CONSIDERANDO O MOMENTO DE TRANSIÇÃO DE PARADGMAS DIANTE DA REALIDADE DA INCLUSÃO, ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL ANALISAR O ENSINO DE MATEMÁTICA EM UMA TURMA DO 4º/5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM ALUNOS INCLUÍDOS NA ESCOLA ESTADUAL 11 DE AGOSTO, NO MUNICÍPIO DE ARACAJU, REFERÊNCIA NO ESTADO DE SERGIPE EM ASSISTÊNCIA A PESSOAS SURDAS E POR APRESENTAR MAIOR INCIDÊNCIA DE MATRICULAS DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA COM ABORDAGEM DE ESTUDO DE CASO. OBSERVOU-SE QUE A INSERÇÃO DO ALUNO SURDO, USUÁRIO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS, EM ESCOLAS REGULARES FAVORECE EM SUA VIDA O DESENVOLVIMENYO NO PROCESSO SOCIAL E NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA.