Banca de DEFESA: SIMONE SILVA DA FONSECA

DISCENTE: SIMONE SILVA DA FONSECA
DATA: 31/03/2015
LOCAL: Laboratório de Ensino de Matemática
TÍTULO: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS SOBRE OS SABERES ELEMENTARES GEOMÉTRICOS NO ENSINO PRIMÁRIO ENTRE SERGIPE E SÃO PAULO (1911-1930)
PALAVRAS-CHAVES: Saberes elementares geométricos, método intuitivo, ensino primário
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

O presente trabalho apresenta os resultados referentes as aproximações e distanciamentos sobre os saberes elementares geométricos no ensino primário entre Sergipe e São Paulo (1911-1930). O objetivo foi identificar as aproximações e distanciamentos sobre os saberes elementares geométricos no ensino primário entre Sergipe e São Paulo (1911-1930). Para atingir o objetivo proposto, localizamos e examinamos fontes como Regulamentos da Instrução Primária, Decretos, Leis e Programas de ensino do período citado, também foi consultado como referência o Manual de Lições de Coisas de Calkins (1950).O exame das fontes encontradas nos permitiu constatar que o ensino primário sergipano passou a ser ministrado em grupos escolares e em escolas isoladas a partir de 1911. Identificamos que antes desse período houve mudanças significativas em relação às nomenclaturas das disciplinas do ensino primário, que fazem referências aos saberes elementares geométricos, como por exemplo, Geometria Prática e Desenho Linear (1890); Lições de Forma e Lições de Desenho Linear (1891) e Noções de Desenho Linear (1893). No Regulamento de 1911 apenas as disciplinas Desenho e Trabalhos manuais remetem-se aos saberes elementares geométricos; em 1912 as disciplinas Desenho linear e Trabalhos manuais; já em 1916 Desenho linear, noções de Geometria plana e Trabalhos manuais; em 1924 Desenho, Trabalhos manuais e Cartonagem, e por último em 1931, Desenho e Trabalhos manuais. Ao compararmos Sergipe e São Paulo, a fim de identificar as permanências e rupturas sobre os saberes elementares geométricos, constatamos que o método recomendado é o intuitivo, buscando sempre a forma mais prática possível, partindo das realidades concretas à dedução. Sobre as disciplinas comuns identificamos o Desenho e os Trabalhos Manuais. Com relação aos recursos, em Sergipe identificamos que não há uma indicação explícita dos recursos e descrição de seu uso. Já em São Paulo as construções com instrumentos transitam em diferentes matérias e utilizam de quatro instrumentos para as construções: régua, esquadro, transferidor e compasso.

Presidente - 1546518 - IVANETE BATISTA DOS SANTOS
Interno - 2222763 - MARIA JOSE NASCIMENTO SOARES
Externo à Instituição - DIOGO FRANCO RIOS

Notícia cadastrada em: 26/03/2015 14:37