Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCIANO PACHECO DE SOUZA
DATA: 29/08/2014
HORA: 14:30
LOCAL: Sala do NPGECIMA
TÍTULO: UM OLHAR SOBRE O ENSINO DE FÍSICA NA PERSPECTIVA DO ENEM
PALAVRAS-CHAVES: Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Ensino de Física. Formação de professores
PÁGINAS: 85
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:
Este estudo objetivou investigar se as práticas pedagógicas dos professores que ministram a disciplina Física na Diretoria Regional de Educação (DRE 02), da Secretaria de Estado da Educação de Sergipe, dialogam com os princípios teóricos e metodológicos que estruturam o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A sede da DRE 02 está localizada em Lagarto/SE. A relevância desse trabalho encontra-se no fato do ENEM ter se tornado a principal forma de ingresso de novos estudantes para a Universidade Federal de Sergipe e por se considerar que, como todos os outros processos de ingresso no nível superior, tende a influenciar a prática pedagógica do professor da Educação Básica, principalmente o do Ensino Médio. Os eixos teóricos se baseiam, principalmente, nas publicações oficias que norteiam a Educação Básica e no construtivismo de Piaget. Para subsidiar a análise dos dados foi realizada análise de conteúdo utilizando como referência Bardin (1977). Com metodologia de natureza quantitativa e qualitativa, esta pesquisa exploratória recorreu a questionário para a coleta dos dados. Os resultados desse estudo sinalizam que os professores investigados possuem um conhecimento superficial e fragmentado sobre os fundamentos teóricos e metodológicos do ENEM, o que implica em um frágil vínculo entre esses fundamentos e as práticas pedagógicas, dificultando a adesão dos professores às estratégias e métodos inovadores de ensino.