Banca de DEFESA: FLAVIO CORREIA SANTOS

DISCENTE: FLAVIO CORREIA SANTOS
DATA: 29/08/2014
LOCAL: Sala de Estudos do PPGECIMA
TÍTULO: AS DISCIPLINAS DE EXATAS E O PROCESSO DE ENSINO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE.
PALAVRAS-CHAVES: Deficiência visual. Ensino. Educação Inclusiva. Ensino Superior. Professor.

O objetivo deste trabalho consistiu em analisar as metodologias e recursos utilizados pelos professores das disciplinas de exatas para alunos com deficiência visual na Universidade Federal de Sergipe. Optamos por uma pesquisa qualitativa com abordagem de estudo de caso. Os resultados apontam que não basta uma política de ação afirmativa que viabiliza cotas para alunos com deficiência ainda é preciso muitas transformações tanto nas questões de acessibilidade arquitetônica, quanto nas questões pedagógicas na sala de aula, em relação ao currículo e também em relação ao professor em seu processo de formação continuada para um melhor desenvolvimento de suas práticas pedagógicas, nas disciplinas de exatas. Conclui-se que os professores pesquisados não consideram o aluno cego como seu aluno, mas como aluno da Universidade e esta deve ser responsável pela aprendizagem do deficiente visual.

Interno - 1546518 - IVANETE BATISTA DOS SANTOS
Externo à Instituição - MARIA LUIZA PONTES DE FRANÇA FREITAS